G1 Mundo

Rompimento de lago glacial após fortes chuvas deixa 14 mortos e 102 desaparecidos na Índia

today6 de outubro de 2023 5

Fundo
share close

O rompimento de um lago glacial após fortes chuvas provocou a morte de 14 pessoas na Índia, informaram as autoridades do país nesta quinta-feira (5). Até a última atualização, 102 pessoas estavam desaparecidas.

Uma tempestade trouxe um grande volume de chuva na região do lago glacial Lhonak, na região nordeste da Índia, durante a quarta-feira (4). O temporal fez com que o lago transbordasse, provocando inundações repentinas em uma região montanhosa.

A água invadiu áreas urbanas e provocou a destruição de dezenas de casas. Veículos também ficaram submersos. Cerca de 22 mil pessoas foram afetadas.



Segundo as autoridades indianas, entre os desaparecidos estão 22 militares. Ao todo, pelo menos 26 pessoas ficaram feridas nas enchentes. Socorristas trabalham para atender as vítimas.

“As operações de busca estão sendo realizadas sob condições de chuvas incessantes, água corrente no rio Teesta e estradas e pontes destruídas em muitos lugares”, afirmou um porta-voz do governo.

De acordo com o departamento meteorológico do país, a chuva deve continuar na região pelos próximos dias, o que pode causar deslizamentos de terra.

Esse é mais um desastre de uma série de eventos climáticos que atingem o sul da Ásia. Especialistas afirmam que as mudanças climáticas estão entre os principais motivos para as ocorrências.

Nos últimos mezes, dezenas de pessoas morreram em inundações, deslizamentos de terra e chuvas torrenciais em áreas montanhosas da Índia, Paquistão e Nepal.

“Infelizmente, esta é a mais recente de uma série de inundações repentinas mortais que ricochetearam na região do Hindu Kush-Himalaia, trazendo à tona a realidade da extrema vulnerabilidade desta região às alterações climáticas”, disse Pema Gyamtsho, diretor-geral do Centro Internacional para o Desenvolvimento Integrado de Montanhas.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cerca-de-800-familias-serao-isentas-do-pagamento-de-prestacoes-de-conjuntos-habitacionais-em-praia-grande;-entenda

G1 Santos

Cerca de 800 famílias serão isentas do pagamento de prestações de conjuntos habitacionais em Praia Grande; entenda

As famílias que residem em conjuntos habitacionais ligados ao programa Minha Casa, Minha Vida, em Praia Grande, no litoral de São Paulo, não terão mais que pagar as prestações dos imóveis. A medida, publicada no Diário Oficial da União, do Governo Federal, deve beneficiar cerca de 800 famílias do município que residem em unidades nos bairros da Vila Sônia e Imperador. Elaborada pelo Ministério das Cidades, a Portaria nº 1.248 […]

today5 de outubro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%