G1 Santos

Romualdo Arppi Filho, árbitro da final da Copa do Mundo de 1986, morre no litoral de São Paulo

today5 de março de 2023 11

Fundo
share close

O ex-árbitro de futebol Romualdo Arppi Filho morreu, neste domingo (5), em Santos, no litoral de São Paulo. Arppi Filho tinha 84 anos e estava internado no Hospital Ana Costa, onde fazia tratamento renal e, segundo seus familiares, não resistiu.

Ao g1, um dos filhos de Arppi Filho, Ricardo de Oliveira Arppi, afirmou que o pai foi uma das figuras mais importantes da história do futebol nacional. “Meu pai foi e sempre será referência. Que ele seja lembrado pelo destaque no esporte e como um ser humano incrível”, disse.

No auge de sua carreira, o ex-árbitro apitou a final da Copa do Mundo de 1986, no México, onde a Argentina conquistou o bicampeonato mundial ao vencer a Alemanha por 3 a 2. Na ocasião, os gols dos hermanos foram marcados por Brown, Burruchaga e Valdano.



Árbitro de futebol santista que apitou a final da Copa do Mundo do México de 1986 entre Argentina x Alemanha, com a bola da final nas mãos — Foto: Arquivo A Tribuna

Arppi Filho nasceu em Santos no dia 7 de Janeiro de 1939. Na Copa de 1986, ele se tornou o segundo árbitro brasileiro a apitar uma partida final de Copa, antecedido por Arnaldo Cézar Coelho. No torneio, também apitou França 1 x 1 URSS e México 2 x 0 Bulgária.

O ex-árbitro iniciou a carreira aos 14 anos e, profissionalmente, aos 20. Chegou a apitar as decisões do Campeonato Brasileiro de 1984 e 1985, uma final do Mundial Interclubes em 1984 e participou de três olimpíadas: Cidade do México (1968), Moscou (1980) e Los Angeles (1984).

Nos últimos anos, Arppi Filho passou a viver em São Vicente, também no litoral de São Paulo, onde atuava como corretor de imóveis. Foi pai de três filhos e avô de três netos e, até hoje, é considerado por colegas e ex-jogadores um dos melhores árbitros da história do futebol brasileiro.

Romualdo Arppi Filho, ex-árbitro de futebol santista — Foto: Arquivo A Tribuna

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mulher-vira-doula-apos-ser-vitima-de-‘estupidez’-de-anestesista-e-ajuda-em-200-partos-em-sp:-‘show-de-horrores’

G1 Santos

Mulher vira doula após ser vítima de ‘estupidez’ de anestesista e ajuda em 200 partos em SP: ‘show de horrores’

O que era para ser um momento mágico acabou se tornando um ‘show de horrores’. Bruna passou por duas experiências de violência obstétrica. A primeira foi há 16 anos, no nascimento do primeiro filho. Ela conta que o desejo de ter um parto normal não foi respeitado, e ela foi submetida a uma cirurgia desnecessária. O médico também havia mentido, dizendo que o cordão do bebê estava enrolado no pescoço. […]

today5 de março de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%