G1 Mundo

Rússia amplia lei contra propaganda LGBTQIA+ e sinaliza mais repressão

today26 de novembro de 2022 13

Fundo
share close

Até então, a medida – adotada pela primeira vez em 2013 – incluía apenas a proibição do que seria a “propaganda gay” junto a menores de idade. Agora, o vasto campo de aplicação da nova lei e a interpretação subjetiva do que pode vir a ser a “promoção” da homossexualidade levam as organizações LGBTQIA+ russas, que já sofrem discriminação, a temer mais repressão.

Promover relações sexuais não tradicionais é proibido. (…) Uma interdição da promoção da pedofilia e da mudança de sexo também é introduzida. Essa solução vai proteger nossas crianças e o futuro do nosso país contra as trevas disseminadas pelos Estados Unidos e os países europeus”, declarou o chefe da Câmara baixa do Parlamento, Viatcheslav Volodine, em um comunicado.

Para entrar em vigor, o projeto de lei ainda precisa passar pela Câmara alta, o Conselho da Federação e ser sancionado pelo presidente Vladimir Putin – o que, na situação política russa atual, representam apenas formalidades.



O texto prevê multas que podem chegar a 10 milhões de rublos (R$ 800 mil) e aumentou o valor previsto para algumas infrações ligadas ao tema – alguns foram quadruplicados. Os estrangeiros condenados pelos delitos de “propaganda gay” poderão ser expulsos da Rússia, diz o projeto de lei.

Entre as novas medidas incluídas no texto, estão a proibição de publicação de filmes, publicidade, livros e serviços audiovisuais que façam “a promoção de relações e preferências sexuais não tradicionais e a mudança de sexo”. A venda desses conteúdos será censurada, incluindo quando forem estrangeiros, afirma a agência de notícias russa TASS.

As medidas serão aplicadas também pela internet, com o bloqueio de “sites proibidos” pela polícia digital russa, Roskomnadzor.

Além das pessoas LGBTQIA+, a lei preocupa os artistas e escritores, que temem o reforço da censura já forte sobre os temas relacionais à sexualidade. O romance cult Lolita, de Vladimir Nabokov, por exemplo, poderia ser proibido.

Rússia avança para proibir

Rússia avança para proibir “propaganda LGBTQIA+”




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘danca-do-pombo’:-autor-da-musica-que-gerou-apelido-de-richarlison-hoje-e-motorista-de-aplicativo

G1 Mundo

‘Dança do pombo’: autor da música que gerou apelido de Richarlison hoje é motorista de aplicativo

Quem chama um carro por aplicativo em Niterói e São Gonçalo (RJ) nos últimos dois anos tem chance de ser conduzido por Tiago Oliveira, 45 anos, o MC Faísca. Se puxar papo sobre futebol, ele costuma contar que, há oito anos, fez sucesso com o funk "Dança do pombo", que gerou o apelido do atacante Richarlison. Enquanto o jogador vive seus dias de glória na Copa do Mundo, o cantor […]

today26 de novembro de 2022 67

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%