G1 Mundo

Rússia barra candidatura de opositora de Putin nas eleições presidenciais de 2024

today23 de dezembro de 2023 1

Fundo
share close

A Comissão Eleitoral da Rússia vetou neste sábado (23) a candidatura à eleição presidencial da jornalista e ex-vereadora Yekaterina Duntsova, uma ativista da democracia que defende o fim da ofensiva na Ucrânia.

A comissão alegou “erros na documentação” apresentada para o registro da candidatura, segundo a imprensa russa.

A presidente da comissão, Ella Pamfilova, declarou que o órgão decidiu por unanimidade impedir a candidatura de Duntsova às eleições de março de 2024.



“Você é uma mulher jovem e tem a vida pela frente”, declarou a presidente da Comissão Eleitoral à candidata, que tem 40 anos.

Duntsova criticou a decisão, que chamou de “triste”.

No Telegram, ela anunciou a intenção de apresentar um recurso de apelação à Suprema Corte da Rússia.

Na prática, no entanto, o processo tem pouca possibilidade de prosperar, pois qualquer candidatura que represente uma oposição direta à política do Kremlin não tem chance de receber autorização.

Duntsova também pediu aos dirigentes do pequeno partido liberal Yabloko que apoiem a candidatura dela.

“Não podemos ficar de braços cruzados. Esta é a última oportunidade legal para que os cidadãos expressem a divergência com a política das atuais autoridades”, afirmou no Telegram. “Os russos precisam escolher”.

A presidente da comissão, Ella Pamfilova, informou que 29 pessoas apresentaram documentação para registrar candidaturas à presidência.

A vitória do presidente Vladimir Putin, que está no poder desde 1999, é considerada certa e ele deve obter um novo mandato de seis anos.

Na Rússia, a oposição é quase inexistente, após anos de repressão. Esta política ficou ainda mais intensa desde o início da ofensiva na Ucrânia, em fevereiro de 2022.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

clubes-e-associacao-de-futebol-da-argentina-se-posicionam-contra-‘decretaco’-de-milei

G1 Mundo

Clubes e Associação de Futebol da Argentina se posicionam contra ‘decretaço’ de Milei

Imagem exibida pelos jogadores antes da partida entre River Plate e Rosário Central vai contra uma das medidas do novo presidente que prevê a entrada de Sociedades Anônimas (SAF) no futebol do país. Jogadores do Rosario Central carregam faixa contra medida de Javier Milei em partida no dia 22 de dezembro de 2023 — Foto: Reprodução/AFA Jogadores do Rosário Central e do River Plate exibiram na noite desta sexta-feira (22) […]

today23 de dezembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%