G1 Mundo

Rússia destrói 13 mil toneladas de grãos em porto ucraniano no rio Danúbio, diz ministro

today23 de agosto de 2023 6

Fundo
share close

O rio Danúbio tornou-se a principal rota de exportação de cereais da Ucrânia desde o colapso do acordo de exportação entre os países para a circulação pacífica pelo Mar Negro, que pretendia ajudar a enfrentar uma crise alimentar global.

Com isso, Izmail se tornou o principal porto para exportações da Ucrânia, já que através do Danúbio a carga chega até a Romênia.

Kubrakov disse via Telegram que a capacidade de exportação do porto foi reduzida em 15% devido ao ataque. “A Rússia está atacando os silos de grãos e armazéns para interromper as exportações agrícolas”.



Kubrakov disse que os grãos destruídos tinham como destino o Egito e a Romênia, e que um total de 270 mil toneladas de grãos já foram destruídas em ataques desde que a Rússia abandonou o acordo de grãos no Mar Negro.

Navio Joseph Schulte trafega pelas águas de Istambul, na Turquia, em 17 de agosto de 2023 — Foto: YASIN AKGUL / AFP

Com a saída russa do acordo, Moscou passou a ameaçar afundar qualquer navio que tentasse trafegar pela região de seu controle no Mar Negro.

O navio Joseph Schulte, no entanto, deixou o porto ucraniano de Odessa na última quarta-feira (16) com destino a Istambul.

O navio usou “um novo corredor humanitário” estabelecido pela Ucrânia, afirmou o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky.

A atitude foi vista como uma provocação contra o governo russo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

garoto-resgatado-de-teleferico-no-paquistao-diz-que-‘o-resgate-foi-milagroso’

G1 Mundo

Garoto resgatado de teleférico no Paquistão diz que ‘o resgate foi milagroso’

“Eu tinha ouvido histórias sobre milagres, mas vi um resgate milagroso acontecer com meus próprios olhos”, disse o garoto de 15 anos. Osama disse também que tanto ele quanto os outros sentiram repetidamente que a morte era iminente até chegarem à borda da montanha em segurança. Ele disse que estava indo para a escola para receber o resultado de seu exame final quando ficou preso. “De repente, sentimos uma sacudida, […]

today23 de agosto de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%