O rio Danúbio tornou-se a principal rota de exportação de cereais da Ucrânia desde o colapso do acordo de exportação entre os países para a circulação pacífica pelo Mar Negro, que pretendia ajudar a enfrentar uma crise alimentar global.
Com isso, Izmail se tornou o principal porto para exportações da Ucrânia, já que através do Danúbio a carga chega até a Romênia.
Kubrakov disse via Telegram que a capacidade de exportação do porto foi reduzida em 15% devido ao ataque. “A Rússia está atacando os silos de grãos e armazéns para interromper as exportações agrícolas”.
Kubrakov disse que os grãos destruídos tinham como destino o Egito e a Romênia, e que um total de 270 mil toneladas de grãos já foram destruídas em ataques desde que a Rússia abandonou o acordo de grãos no Mar Negro.
Navio Joseph Schulte trafega pelas águas de Istambul, na Turquia, em 17 de agosto de 2023 — Foto: YASIN AKGUL / AFP
Com a saída russa do acordo, Moscou passou a ameaçar afundar qualquer navio que tentasse trafegar pela região de seu controle no Mar Negro.
O navio Joseph Schulte, no entanto, deixou o porto ucraniano de Odessa na última quarta-feira (16) com destino a Istambul.
O navio usou “um novo corredor humanitário” estabelecido pela Ucrânia, afirmou o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky.
A atitude foi vista como uma provocação contra o governo russo.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)