G1 Mundo

Rússia diz que está pronta para desenvolver zona de segurança nuclear em Zaporizhzhia

today10 de fevereiro de 2023 17

Fundo
share close

A Rússia disse nesta quinta-feira (9) que está pronta para criar de uma zona de segurança em torno da usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, depois que o chefe da empresa nuclear Rosatom se reuniu com o chefe da agência nuclear da Organização das Nações Unidas, Rafael Grossi, em Moscou.

A usina nuclear de Zaporizhzhia foi tomada pelas forças russas logo após a invasão da Ucrânia no ano passado e sofreu bombardeios repetidos, com Moscou e Kiev apontando se acusando mutuamente de arriscar um acidente nuclear.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) pediu a criação de uma zona de segurança ao redor da usina, para evitar que armas pesadas e bombardeios causem mais danos.



“Rafael Grossi falou sobre a promoção de sua iniciativa para estabelecer uma zona de proteção de segurança nuclear na Usina Nuclear de Zaporizhzhia”, disse a Rosatom.

Ataque russo em Zaporizhzhia, na Ucrânia, deixa mortos e feridos

Ataque russo em Zaporizhzhia, na Ucrânia, deixa mortos e feridos

“A esse respeito, Alexey Likhachev (CEO da Rosatom) expressou a disposição do lado russo de continuar trabalhando na implementação da iniciativa do diretor-geral da AIEA”, afirmou.

A usina, que é a maior da Europa, respondia por cerca de 20% da geração nacional de energia da Ucrânia antes da invasão, mas não produz eletricidade desde setembro, quando o último de seus seis reatores foi desativado.

Depois da usina ter sido apreendida pelas tropas russas, a Rosatom assumiu o controle e instalou sua própria administração, um movimento que o governo da Ucrânia denunciou como ilegal.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

garoto-sirio-preso-em-escombros-do-terremoto-bebe-agua-em-tampa-de-garrafa;-veja-video

G1 Mundo

Garoto sírio preso em escombros do terremoto bebe água em tampa de garrafa; veja vídeo

O terremoto de magnitude 7,8 na fronteira entre a Turquia e a Síria deixou mais de 19 mil mortos, além de milhares de feridos e desaparecidos. O frio extremo e a quantidade de destroços complicam os trabalhos. Garoto sírio preso em escombros bebe água em tampa de garrafa Equipes de resgate de Istambul encontraram o pequeno refugiado sírio Muhammed Ahmed sob os escombros de um prédio na noite de terça-feira […]

today10 de fevereiro de 2023 29

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%