Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
A Rússia disse nesta quinta-feira (9) que está pronta para criar de uma zona de segurança em torno da usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, depois que o chefe da empresa nuclear Rosatom se reuniu com o chefe da agência nuclear da Organização das Nações Unidas, Rafael Grossi, em Moscou.
A usina nuclear de Zaporizhzhia foi tomada pelas forças russas logo após a invasão da Ucrânia no ano passado e sofreu bombardeios repetidos, com Moscou e Kiev apontando se acusando mutuamente de arriscar um acidente nuclear.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) pediu a criação de uma zona de segurança ao redor da usina, para evitar que armas pesadas e bombardeios causem mais danos.
“Rafael Grossi falou sobre a promoção de sua iniciativa para estabelecer uma zona de proteção de segurança nuclear na Usina Nuclear de Zaporizhzhia”, disse a Rosatom.
Ataque russo em Zaporizhzhia, na Ucrânia, deixa mortos e feridos
“A esse respeito, Alexey Likhachev (CEO da Rosatom) expressou a disposição do lado russo de continuar trabalhando na implementação da iniciativa do diretor-geral da AIEA”, afirmou.
A usina, que é a maior da Europa, respondia por cerca de 20% da geração nacional de energia da Ucrânia antes da invasão, mas não produz eletricidade desde setembro, quando o último de seus seis reatores foi desativado.
Depois da usina ter sido apreendida pelas tropas russas, a Rosatom assumiu o controle e instalou sua própria administração, um movimento que o governo da Ucrânia denunciou como ilegal.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
O terremoto de magnitude 7,8 na fronteira entre a Turquia e a Síria deixou mais de 19 mil mortos, além de milhares de feridos e desaparecidos. O frio extremo e a quantidade de destroços complicam os trabalhos. Garoto sírio preso em escombros bebe água em tampa de garrafa Equipes de resgate de Istambul encontraram o pequeno refugiado sírio Muhammed Ahmed sob os escombros de um prédio na noite de terça-feira […]
00:00 - 07:25
Diego Soares
07:00 - 07:30
08:05 - 09:50
Publicar comentários (0)