Pleno News

Sabia que em 2024 você pode ter um acréscimo no valor da aposentadoria por invalidez?

today31 de janeiro de 2024 10

Fundo
share close

Elisângela Coelho – 31/01/2024 09h42

Cadeirante e cuidador

A legislação prevê um adicional quando o segurado depende de assistência de terceiros Foto: Pixabay

A informação que trazemos hoje é que existe uma possibilidade de elevar o valor da aposentadoria em 25%. É importante explicar, porque muitos acreditam que esse acréscimo se aplica à aposentadoria por idade; no entanto, atualmente, somente os beneficiários da aposentadoria por invalidez que necessitam de cuidados de terceiros têm o direito de requerer esse aumento.

Veja, por um determinado período, foi concedido esse aumento a pessoas com aposentadoria por idade em virtude de entendimentos diferentes de nossos tribunais; contudo, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no Tema 1.095, em junho de 2021, que esse adicional é exclusivo para a aposentadoria por invalidez. Sendo assim, a legislação prevê um adicional de 25% sobre o valor da aposentadoria por invalidez quando o segurado depende de assistência permanente de terceiros.

Para obter esse adicional, o segurado deve fazer uma solicitação ao INSS, quando então terá uma perícia médica agendada. Essa perícia constatará a necessidade ou não do adicional. Não basta ser aposentado por invalidez, precisa comprovar a dependência de terceiros, aí vocês me perguntam: “Doutora Elisângela, como posso comprovar essa necessidade?”.

Veja, anteriormente, os tribunais superiores estendiam esse adicional a outras categorias de aposentadorias, visando preservar o princípio da igualdade. Isso implica que somente os beneficiários da aposentadoria por invalidez têm direito ao adicional de 25%. Agora, é importante destacar que a decisão do STF tem repercussão geral, o que significa que todos os tribunais do Brasil devem segui-la.



Para mais detalhes sobre o assunto, sugerimos a leitura de outros textos; clique aqui.

Até a próxima! Um abraço.

Dra. Elisângela Coelho foi trabalhadora rural, doméstica, vendedora e hoje atua como advogada especialista em direito previdenciário.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Siga-nos nas nossas redes!

O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Pleno News.

Por: Elisangela Coelho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

irmandade-de-atletas-cristaos-relata-que-mais-de-51.000-jovens-aceitaram-a-jesus

Gospel Prime

Irmandade de atletas cristãos relata que mais de 51.000 jovens aceitaram a Jesus

Mais de 51.000 estudantes atletas aceitaram Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador através do ministério da Fellowship of Christian Athletes (FCA) em 2023. A FCA anunciou que 2023 foi um ano de grande impacto, caracterizado por um crescimento tremendo e números recordes. Eles orgulhosamente relataram um total de 51.730 decisões de fé ao longo do ano. “O melhor presente que podemos dar e receber no Natal é o presente […]

today31 de janeiro de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%