G1 Santos

Saguis ameaçados de extinção são os novos habitantes do Orquidário de Santos, SP

today27 de outubro de 2023 4

Fundo
share close

O Orquidário de Santos, no litoral de São Paulo, recebeu dois novos habitantes. Os saguis-da-serra-escuro, espécie ameaçada de extinção, nasceram em cativeiro. Eles foram encaminhados ao parque santista pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O Orquidário de Santos foi escolhido para receber a dupla devido à equipe técnica responsável e a experiência institucional acumulada na interação com outras espécies de primatas.

Nativos da Mata Atlântica, os saguis-da-serra-escuro vivem em áreas mais altas, distribuídos principalmente entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O risco de extinção se deve, além da perda de habitat, ao sagui-de-tufo-branco, que compete por recursos e comida.



Na natureza, eles se alimentam de seiva, frutos e pequenos invertebrados. Já no parque, a dieta ganhou um item especial: a seiva foi substituída por goma, cujas balas passam por tratamento para retirar todo o açúcar antes do consumo.

Nos primeiros dias, os animais ficaram isolados no recinto e, aos poucos, o local foi sendo aberto. Na última etapa de adaptação, o espaço teve o tapume da parte da frente retirado para que eles ficassem confortáveis com a movimentação dos visitantes.

A intenção do parque é receber uma fêmea para fazer a reprodução destes primatas em Santos, o que ainda será definido pelo ICMBio.

O Orquidário fica na Praça Washington, no José Menino, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. O ingresso custa R$10. Menores de 7 anos e maiores de 65 têm entrada gratuita. Crianças entre 8 e 12 anos, estudantes e professores pagam meia-entrada com apresentação de documento.

Saguis ameaçados de extinção são novos habitantes do Orquidário de Santos, SP — Foto: Prefeitura de Santos

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-ganha-14a-bandeira-azul-e- destaque-no-programa-caminhos-da-mata

Prefeitura de Guarujá

Guarujá ganha 14ª Bandeira Azul e  destaque no Programa Caminhos da Mata

Oficialização do novo selo internacional de qualidade aconteceu nesta sexta-feira (27), no município de Balneário Camboriú, em Santa Catarina   Nesta sexta-feira (27), Guarujá finalmente traz a 14ª Bandeira Azul à Praia do Tombo. O novo selo internacional de qualidade acaba de ser oficializado na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma Organização Não Governamental (ONG) dinamarquesa. A orla é recordista em certificações na […]

today27 de outubro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%