Clássico e prático, o salpicão é um dos pratos mais pedidos nas festas de fim de ano. A receita, que une diversos ingredientes diferentes, permite agradar variados gostos. A cozinheira e e empresária Harianne Barros, de Santos, no litoral de São Paulo, inovou ao usar três tipos de maçãs na receita e servir esse clássico de forma bem descontraída, em um pãozinho indiano conhecido como chapati (veja a receita completa no video ou abaixo).
A palavra salpicão é derivada do verbo salpicar, ou seja, espalhar pequenas versões de variados alimentos. No Brasil, ele é indispensável nas festas de fim de ano. Geralmente, ele é preparado com frutas, legumes e alguma proteína, como frango ou peru.
O salpicão traz uma memória afetiva à Harianne Barros, cozinheira e dona do restaurante Teco de Sabor. Ela conta que a receita sempre esteve presente no Natal da família dela, gerando muita polêmica. “O salpicão é aquela receita que, na minha família, gera discussão. Com ou sem passas? Então, pra agradar todo mundo eu faço com e sem”, brinca ela, em entrevista ao g1.
Salpicão preparado pela cozineira e empresária Harianne Barros — Foto: Mariane Rossi
Neste período de festas de fim de ano, ela procurou trazer um pouco dessa receita para o restaurante, mas de uma forma inovadora. “Com meu restaurante fisico, eu quis trazer essa ideia pra cá. Alimentos, sabores, cheiros, coisas que remetam a um ‘abraço'”, fala.
Por isso, ela criou o salpicão no chapati. A receita, famosa na família, ganhou uma outra forma de servir. O chapati é um pãozinho indiano, um dos mais antigos do mundo. Ele não leva fermento e é feito na chapa. Os indianos geralmente comem com as mãos, por isso o chapati é bastante utilizado para pegar os alimentos.
Salpicão no chapati é uma entradinha fácil e saborosa para qualquer festa; aprenda — Foto: Mariane Rossi
São inúmeras as formas de fazer esses deliciosos pães que acompanham as refeições dos indianos. A mais básica é feita com água, sal e farinha de trigo, sem fermento. Depois de misturar bem a massa, basta levar na chapa quente por alguns poucos segundos.
Já a receita de salpicão, Harianne mostrou o passo a passo ao g1. Ela leva frango desfiado, cebola, milho, cenoura, ervilha, a maionese e o diferencial são os três tipos de maçãs adicionados na receita, de forma bem sutil (veja a receita no vídeo ou abaixo).
“Ela pode ser uma entrada ou acompanhamento do prato principal. É super democrático”, fala.
- 200 gramas de frango desfiado
- 1 cebola picada
- 1 cenoura ralada
- 1 lata de milho
- 1 lata de ervilha
- 50 gramas de uvas passas
- 1/2 maçã verde sem casca picada
- 1/2 maçã gala sem casca picada
- 50 gramas de azeitona verde picada
- salsinha picada
- 2 colheres de sopa de azeite
- sal a gosto
- 500 gramas de maionese
Modo de preparo: Corte a cebola em cubos pequenos e rale a cenoura. Prepare o frango desfiado. Separe os demais ingredientes.
Em uma tigela, coloque a cebola, um fio de azeite, o frango desfiado. Misture bem. Em seguida, adicione a cenoura ralado, o milho, a ervilha, a azeitonas verdes picadas. Acrescente as uvas passas, se desejar.
Por fim, acrescente as maçã verde, gala e fugi cortadas em cubos e sem casca. Adicione umas gotinhas de limão para não escurecer a fruta. Coloque também a salsinha picada. Tempere com sal. O último ingrediente é a maionese. Misture tudo muito bem e deixe na geladeira.
Salpicão preparado pela cozineira e empresária Harianne Barros — Foto: Mariane Rossi/g1
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Publicar comentários (0)