Santos celebra Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da Cidade, nesta quinta-feira (8) — Foto: Susan Hortas/Prefeitura de Santos/Arquivo
Santos, no litoral de São Paulo, celebra, nesta quinta-feira (8), o dia de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade. Após dois anos de paralisação por causa das restrições da pandemia de Covid-19, a celebração volta a ser presencial. Programação de missas em homenagem à padroeira começaram às 6h e seguem ao longo do dia (veja a programação abaixo).
Às 14h, uma missa campal, em frente à Catedral, será presidida pelo bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa, seguida da procissão conduzindo a imagem ao Paço Municipal para a renovação da consagração da cidade e seguindo para o Santuário.
Os festejos à Nossa Senhora do Monte Serrat começaram em 27 de agosto, quando a imagem foi conduzida em carreata para paróquias da Zona Noroeste.
Programação da Festa da Padroeira
Catedral (Praça Patriarca José Bonifácio s/nº):
- 9h – Santa Missa – Pe. Thiago de Miranda Branco Neto – São Vicente Mártir
- 10h30 – Santa Missa – Pe. Ricardo de Barros Marques – São Paulo Apóstolo
- 12h – Santa Missa – Pe. Renan Fonseca e Censi – São João Batista
- 14h – Santa Missa Campal – Dom Tarcísio Scaramussa – Bispo Diocesano
Santuário Monte Serrat:
- 9h – Santa Missa – Pe. Cleyson Quirino de Oliveira – Nossa Senhora da Conceição
- 11h – Santa Missa – Pe. Luciano Barbosa de Souza – Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
- 16h – Santa Missa Campal – Pe. José Myalil Paul – Nossa Senhora do Rosário de Pompeia
- 19h – Santa Missa Campal de Encerramento – Dom Tarcísio Scaramussa – Bispo Diocesano
Os eventos que serão realizados em homenagem à padroeira vão provocar alterações no trânsito do Centro nesta quinta-feira (8). Para a missa campal e procissão do retorno da imagem ao Santuário no alto do morro, a Praça José Bonifácio, entre a Avenida São Francisco e a Rua Amador Bueno, assim como as ruas Adhemar de Figueiredo Lira e Marrey Jr., ficarão interditadas entre às 12h e 17h. A rota alternativa para os motoristas será a Avenida Conselheiro Nébias.
Para a procissão, serão promovidos bloqueios momentâneos, entre 15h30 e 17h30, nas ruas Braz Cubas e João Pessoa, Praça Rui Barbosa (no contrafluxo), Rua General Câmara (no contrafluxo), Praça Mauá (com parada), Rua Itororó, Av. São Francisco (no contrafluxo) e Praça Correia de Melo.
A história da Nossa Senhora do Monte Serrat como padroeira de Santos remonta ao século 16, quando uma invasão de piratas comandada pelo pirata holandês Joris Van Spilbergen chegou à Vila de Santos, segundo o historiador José Dionísio de Almeida, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams).
Percebendo que o ataque de piratas iria acontecer, os moradores da Vila fugiram para o Monte Serrat, que na época também era conhecido como “Morro da Vigia”. Ao subirem, acontece um desmoronamento que soterra alguns piratas, o que faz com que outros desistam da perseguição.
Na época já existia a Capela do Monte Serrat e os moradores da comunidade creditam o acontecimento a um milagre de Nossa Senhora do Monte Serrat. Em 1954, uma lei tornou a Santa do Monte Serrat a padroeira da cidade. A coroação ocorreu em 8 de setembro de 1955, data que passou a ser utilizada para comemorar o dia da padroeira.
Publicar comentários (0)