G1 Santos

Santos celebra Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade, nesta quinta-feira

today8 de setembro de 2022 16

Fundo
share close

Celebração volta a ser presencial após dois anos de paralisação devido às restrições da pandemia de Covid-19.

Santos celebra Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da Cidade, nesta quinta-feira (8) — Foto: Susan Hortas/Prefeitura de Santos/Arquivo



Santos, no litoral de São Paulo, celebra, nesta quinta-feira (8), o dia de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade. Após dois anos de paralisação por causa das restrições da pandemia de Covid-19, a celebração volta a ser presencial. Programação de missas em homenagem à padroeira começaram às 6h e seguem ao longo do dia (veja a programação abaixo).

Às 14h, uma missa campal, em frente à Catedral, será presidida pelo bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa, seguida da procissão conduzindo a imagem ao Paço Municipal para a renovação da consagração da cidade e seguindo para o Santuário.

Os festejos à Nossa Senhora do Monte Serrat começaram em 27 de agosto, quando a imagem foi conduzida em carreata para paróquias da Zona Noroeste.

Programação da Festa da Padroeira

Catedral (Praça Patriarca José Bonifácio s/nº):

  • 9h – Santa Missa – Pe. Thiago de Miranda Branco Neto – São Vicente Mártir
  • 10h30 – Santa Missa – Pe. Ricardo de Barros Marques – São Paulo Apóstolo
  • 12h – Santa Missa – Pe. Renan Fonseca e Censi – São João Batista
  • 14h – Santa Missa Campal – Dom Tarcísio Scaramussa – Bispo Diocesano

Santuário Monte Serrat:

  • 9h – Santa Missa – Pe. Cleyson Quirino de Oliveira – Nossa Senhora da Conceição
  • 11h – Santa Missa – Pe. Luciano Barbosa de Souza – Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
  • 16h – Santa Missa Campal – Pe. José Myalil Paul – Nossa Senhora do Rosário de Pompeia
  • 19h – Santa Missa Campal de Encerramento – Dom Tarcísio Scaramussa – Bispo Diocesano

Os eventos que serão realizados em homenagem à padroeira vão provocar alterações no trânsito do Centro nesta quinta-feira (8). Para a missa campal e procissão do retorno da imagem ao Santuário no alto do morro, a Praça José Bonifácio, entre a Avenida São Francisco e a Rua Amador Bueno, assim como as ruas Adhemar de Figueiredo Lira e Marrey Jr., ficarão interditadas entre às 12h e 17h. A rota alternativa para os motoristas será a Avenida Conselheiro Nébias.

Para a procissão, serão promovidos bloqueios momentâneos, entre 15h30 e 17h30, nas ruas Braz Cubas e João Pessoa, Praça Rui Barbosa (no contrafluxo), Rua General Câmara (no contrafluxo), Praça Mauá (com parada), Rua Itororó, Av. São Francisco (no contrafluxo) e Praça Correia de Melo.

A história da Nossa Senhora do Monte Serrat como padroeira de Santos remonta ao século 16, quando uma invasão de piratas comandada pelo pirata holandês Joris Van Spilbergen chegou à Vila de Santos, segundo o historiador José Dionísio de Almeida, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams).

Percebendo que o ataque de piratas iria acontecer, os moradores da Vila fugiram para o Monte Serrat, que na época também era conhecido como “Morro da Vigia”. Ao subirem, acontece um desmoronamento que soterra alguns piratas, o que faz com que outros desistam da perseguição.

Na época já existia a Capela do Monte Serrat e os moradores da comunidade creditam o acontecimento a um milagre de Nossa Senhora do Monte Serrat. Em 1954, uma lei tornou a Santa do Monte Serrat a padroeira da cidade. A coroação ocorreu em 8 de setembro de 1955, data que passou a ser utilizada para comemorar o dia da padroeira.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

professor-nega-ter-importunado-sexualmente-aluna-e-diz-te-la-tocado-nas-costas-para-direcionar-a-carteira

G1 Santos

Professor nega ter importunado sexualmente aluna e diz tê-la tocado nas costas para direcionar à carteira

Um professor de Eldorado, no interior de São Paulo, denunciado por importunação sexual pela mãe de uma aluna de 11 anos negou ter cometido qualquer crime. Ao g1, o docente afirmou ter tocado a menina pelas costas pra direcioná-la à carteira, pois estava em pé e atrapalhava os demais alunos, que copiavam o conteúdo da lousa. Ele entrou na Justiça com uma ação de reparação de danos e teve o […]

today8 de setembro de 2022 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%