G1 Santos

Santos está entre as 16 cidades com maior desenvolvimento sustentável do Brasil, aponta estudo

today12 de julho de 2022 21

Fundo
share close

Cidade estava na 21ª colocação em 2019 e saltou para 16ª no levantamento deste ano. Praia Grande aparece na 325ª posição.

Vista aérea de Santos — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos/Anderson Bianchi



O município de Santos, no litoral de São Paulo, está na 16ª posição no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR). O levantamento é feito pelo Instituto Cidades Sustentáveis, que avalia os 5.570 municípios brasileiros, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN). O município santista estava na 21ª colocação no último levantamento, realizado em 2019.

Para definir o desenvolvimento sustentável, o IDSC-BR considera indicadores sociais, econômicos e ambientais. A partir do cruzamento de mais de 100 dados públicos, Santos ficou com nota 63,12, resultado que deixou a cidade entre os 113 municípios brasileiros com notas entre 60 e 79,99, consideradas como de alto nível de desenvolvimento sustentável. Em primeiro lugar ficou São Caetano do Sul (SP), com 65,62.

Ações de educação ambiental contribuíram para Santos estar na 16ª posição do ranking — Foto: Prefeitura de Santos/Divulgação

Segundo a prefeitura, Santos alcançou a posição principalmente pelo cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados como políticas públicas obrigatórias e permanentes até 2030, conforme pacto assinado por 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Todas as nossas ações visam ao desenvolvimento sustentável, aliado à diminuição das desigualdades e à educação ambiental, porque acreditamos que não se pode pensar em desenvolvimento econômico e social dissociado da preservação. Ainda temos muito para trabalhar e alcançar as metas colocadas para 2030”, afirmou a prefeitura, por meio de nota.

Confira a posição de cada cidade da Baixada Santista no ranking:

  • Santos – 16ª
  • Praia Grande – 325ª
  • Peruíbe – 491ª
  • Mongaguá – 584ª
  • Cubatão – 640ª
  • Itanhaém – 809ª
  • Guarujá – 812ª
  • São Vicente – 1019ª
  • Bertioga – 1267ª

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

evangelicos-da-suica-vao-a-justica-apos-proibicao-de-batizar-em-praias

Gospel Prime

Evangélicos da Suíça vão à Justiça após proibição de batizar em praias

Duas igrejas evangélicas da Suíça ingressaram com uma ação no tribunal de Genebra depois que foram impedidas de batizar em praias públicas. A Aliança Evangélica Suíça (SEA-RES) e sua seção de Genebra, a Réseau évangélique de Genève (REG), expressaram sua solidariedade com as duas igrejas. Eles se disseram “chocados que Genebra – a capital dos direitos humanos – esteja adotando uma abordagem tão restritiva e excludente da liberdade religiosa”. De […]

today12 de julho de 2022 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%