G1 Santos

Santos inicia as obras do primeiro retrofit público para criar 36 moradias no Centro Histórico

today28 de fevereiro de 2023 4

Fundo
share close

O primeiro retrofit público da Baixada Santista teve as obras iniciadas nesta segunda-feira (27) no Centro Histórico de Santos, no litoral de São Paulo. O prédio do antigo Ambulatório de Especialidades (Ambesp) , localizado na Rua Gonçalves Dias esquina com a Rua do Comércio, terá as salas comerciais transformadas em habitações.

De acordo com a Prefeitura de Santos, o prédio recebeu o nome de ‘Santos AD Retrofit’. Ele possui 2.800 metros quadrados e sete andares, que abrigarão duas unidades comerciais e 36 habitacionais de um e dois dormitórios, sendo 18 de cada tipo. Três apartamentos serão acessíveis a pessoas com deficiência, e áreas comuns como lavanderia, bicicletário e salão para festas e reuniões também serão construídos.

O imóvel passará por um processo de retrofit, que é uma técnica de revitalização de construções antigas que tem como objetivo modernizar o espaço, corrigir problemas de infraestrutura e torná-lo mais seguro sem retirar seus elementos originais históricos e arquitetônicos.



Prédio do antigo Ambulatório de Especialidades (Ambesp) terá as salas comerciais transformadas em habitações. — Foto: Marcelo Martins

A ordem de serviço para o início das obras foi assinada nesta segunda-feira pelo prefeito Rogério Santos e pelo presidente da Companhia de Habitação da Baixada Santista (Cohab-Santista), Maurício Prado.

Segundo o chefe do executivo municipal, a ideia inicial é de que o prédio seja habitado por estudantes de uma universidade pública. A ideia ainda está sendo trabalhada junto à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).

Ainda segundo ele, o prédio faz parte da estratégia de redesenvolvimento da Região Central. Além do retrofit, outras 50 unidades habitacionais de interesse social serão construídas na região, no conjunto Santos I. O empreendimento fica na Rua São Francisco, 413 (Paquetá) e as obras têm previsão para começar neste ano, com prazo de entrega estimado em 27 meses.

Prédio do antigo Ambulatório de Especialidades (Ambesp) terá as salas comerciais transformadas em habitações. — Foto: Marcelo Martins

Segundo a Prefeitura de Santos, prédio foi cedido ao município em dezembro de 2021 pela Superintendência de Patrimônio da União em São Paulo (SPU-SP). A reforma vai desde a fachada à parte interior, com troca de piso e renovação das partes elétrica e hidráulica, bem como de alvenaria para adaptação de comercial para residencial.

O edifício, que conta com dois elevadores, ganhará nova estrutura para um dos equipamentos e uma nova escada, cuja estrutura antiga será demolida e reconstruída no padrão previsto pelo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A obra foi licitada pela Cohab Santista, responsável pela execução e fiscalização do projeto, em convênio com a CDHU. A vencedora da concorrência foi a Benazzi Construtora e Incorporadora. O investimento total é de R$ 6,795 milhões. A previsão de conclusão é de 24 meses.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

papua-nova-guine-anuncia-mudanca-de-embaixada-para-jerusalem

Gospel Prime

Papua Nova Guiné anuncia mudança de embaixada para Jerusalém

O Ministro das Relações Exteriores de Papua Nova Guiné, Justin Tkachenko, confirmou ao Ministro das Relações Exteriores israelense, Eli Cohen Sunday, que sua nação abrirá uma embaixada em Jerusalém. Desse modo, isso tornaria a nação da ilha do Mar do Sul a quinta a estabelecer uma embaixada na capital de Israel desde que o Presidente Donald Trump mudou a embaixada dos EUA para lá em 2019. Além disso, outros países […]

today28 de fevereiro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%