A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, está na 13ª posição entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, de acordo com a 8ª edição do Ranking Connected Smart Cities. O município conquistou a liderança no eixo Urbanismo entre as 680 cidades pesquisadas no ranking, a 2ª colocação na categoria Meio Ambiente e na 16ª posição no tema Governança.
O Ranking Connected Smart Cities 2022 é um estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta. Ele mapeia todos os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.
A edição 2022 do estudo contou com 75 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.
O resultado do ranking foi apresentado em um evento, nesta terça-feira (4), para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais em São Paulo. O resultado é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional.
O primeiro lugar em Urbanismo foi para Santos (SP); Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Curitiba (PR); Economia: São Paulo (SP); Tecnologia e Inovação: Fortaleza (CE); Saúde: Belo Horizonte (MG); Educação: São Caetano do Sul (SP); Segurança: São Caetano do Sul (SP); e Governança: Balneário Camboriú (SC).
Resultado do ranking foi apresentado em um evento, nesta terça-feira (4), para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais em São Paulo. — Foto: Divulgação
No eixo Urbanismo, a nota máxima a ser alcançada é de 9,5 e Santos obteve 7,833, a maior do Brasil. Os fatores que contribuíram para a 1ª colocação foram: a existência de cadastro imobiliário informatizado, georreferenciado e disponibilizado ao cidadão; investimento per capita de R$ 802,80 em urbanismo; 100% de atendimento em água e esgoto e 99% da população em área urbana vivendo em área de médio e alto adensamento.
Santos também se destacou no quesito Meio Ambiente. São utilizados 14 indicadores neste eixo, sendo oito relativos ao próprio tema, três referentes ao eixo de energia e três para mobilidade e acessibilidade.
Segundo o ranking, Santos apresenta níveis internacionais com 100% de atendimento urbano de água e perdas de 14% na distribuição, sendo que a média do país é superior a 30%. A cidade possui 100% de atendimento urbano de esgoto e tratamento de 97,6%. Segundo o ranking, as cidades litorâneas do país, mesmo as maiores, possuem dificuldade em atender de forma satisfatória esses indicadores.
Além disso, ao ranking levou em consideração questões voltadas ao lixo, como a recuperação de materiais recicláveis, que atinge 4,5%, 100% de cobertura do serviço de coleta de resíduos e um sistema de monitoramento de área de risco.
Santos apresenta níveis internacionais com 100% de atendimento urbano de água e perdas de 14% na distribuição — Foto: Divulgação
Governança foi outro eixo no qual Santos obteve destaque, ocupando a 16ª posição, quatro acima em relação à última edição (20º lugar). Os indicadores incluem, entre outros, transparência, existência de conselhos municipais e acesso da população aos serviços digitais oferecidos pelo poder público.
A cidade conta com 100% da população coberta com sinal 4G, velocidade média das conceções residenciais contratadas de 222,5 mbps, 1 parque tecnológico (MCTIC) e 1 incubadora de empresa (dado Anprotec).
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Publicar comentários (0)