G1 Santos

Santos ocupa 13ª posição entre as cidades mais inteligentes e é líder em Urbanismo, aponta ranking

today5 de outubro de 2022 11

Fundo
share close

A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, está na 13ª posição entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, de acordo com a 8ª edição do Ranking Connected Smart Cities. O município conquistou a liderança no eixo Urbanismo entre as 680 cidades pesquisadas no ranking, a 2ª colocação na categoria Meio Ambiente e na 16ª posição no tema Governança.

O Ranking Connected Smart Cities 2022 é um estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta. Ele mapeia todos os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

A edição 2022 do estudo contou com 75 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.

O resultado do ranking foi apresentado em um evento, nesta terça-feira (4), para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais em São Paulo. O resultado é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional.

O primeiro lugar em Urbanismo foi para Santos (SP); Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Curitiba (PR); Economia: São Paulo (SP); Tecnologia e Inovação: Fortaleza (CE); Saúde: Belo Horizonte (MG); Educação: São Caetano do Sul (SP); Segurança: São Caetano do Sul (SP); e Governança: Balneário Camboriú (SC).



Resultado do ranking foi apresentado em um evento, nesta terça-feira (4), para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais em São Paulo. — Foto: Divulgação

No eixo Urbanismo, a nota máxima a ser alcançada é de 9,5 e Santos obteve 7,833, a maior do Brasil. Os fatores que contribuíram para a 1ª colocação foram: a existência de cadastro imobiliário informatizado, georreferenciado e disponibilizado ao cidadão; investimento per capita de R$ 802,80 em urbanismo; 100% de atendimento em água e esgoto e 99% da população em área urbana vivendo em área de médio e alto adensamento.

Santos também se destacou no quesito Meio Ambiente. São utilizados 14 indicadores neste eixo, sendo oito relativos ao próprio tema, três referentes ao eixo de energia e três para mobilidade e acessibilidade.

Segundo o ranking, Santos apresenta níveis internacionais com 100% de atendimento urbano de água e perdas de 14% na distribuição, sendo que a média do país é superior a 30%. A cidade possui 100% de atendimento urbano de esgoto e tratamento de 97,6%. Segundo o ranking, as cidades litorâneas do país, mesmo as maiores, possuem dificuldade em atender de forma satisfatória esses indicadores.

Além disso, ao ranking levou em consideração questões voltadas ao lixo, como a recuperação de materiais recicláveis, que atinge 4,5%, 100% de cobertura do serviço de coleta de resíduos e um sistema de monitoramento de área de risco.

Santos apresenta níveis internacionais com 100% de atendimento urbano de água e perdas de 14% na distribuição — Foto: Divulgação

Governança foi outro eixo no qual Santos obteve destaque, ocupando a 16ª posição, quatro acima em relação à última edição (20º lugar). Os indicadores incluem, entre outros, transparência, existência de conselhos municipais e acesso da população aos serviços digitais oferecidos pelo poder público.

A cidade conta com 100% da população coberta com sinal 4G, velocidade média das conceções residenciais contratadas de 222,5 mbps, 1 parque tecnológico (MCTIC) e 1 incubadora de empresa (dado Anprotec).

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

irmao-de-elvis-presley-diz-que-ele-ouvir-sobre-perdao-de-deus-antes-da-morte

Gospel Prime

Irmão de Elvis Presley diz que ele ouvir sobre perdão de Deus antes da morte

Em seu recente livro, “A Fé de Elvis”, Billy Stanley descreve vividamente a última vez que falou com seu meio-irmão, Elvis Presley, no dia 14 de agosto de 1977, enquanto eles praticavam karatê com as novas facas de Elvis. Nesse sentido, Stanley deu um soco inesperado, fazendo com que Elvis reagisse rapidamente, machucando seu dedo. Elvis imediatamente largou suas facas e o levou para o banheiro para tratar do machucado. […]

today5 de outubro de 2022 41

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%