A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, criará o primeiro abrigo familiar voltado à população em situação de rua da Baixada Santista. A escritura de compra dos dois imóveis que serão utilizados para a construção da unidade foi assinada pelo prefeito Rogério Santos (PSDB) nesta terça-feira (12).
Segundo a administração municipal, o espaço vai abrigar 30 pessoas na Rua General Câmara, no Centro Histórico. Atualmente, o público masculino em situação de rua é encaminhado para um abrigo, enquanto o feminino vai para outro setor.
“É um projeto inovador, tanto para Santos como para a Baixada Santista”, destacou o prefeito Rogério Santos, segundo nota divulgada pela prefeitura. De acordo com ele, a ideia é resolver um problema social grave, já que equipes identificaram a necessidade de acolher as famílias que estão nas ruas e não aceitam a separação.
A licitação para a construção da unidade, envolvendo os projetos arquitetônico e executivo, deve ficar pronta no primeiro semestre de 2024, segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Audrey Kleys.
“Já temos nosso abrigo emergencial que era usado no inverno e que se tornou permanente. No mesmo terreno, agora vamos construir um abrigo familiar. Este é um meio de transformar essas vidas, mas de um modo acolhedor”, disse a titular da pasta, ainda em nota.
O plano ‘Acolher, Apoiar e Transformar’ conta com novidades como a ampliação do quadro de profissionais e da frota de veículos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), visando aumentar a abordagem social e o encaminhamento das pessoas em situação de rua para abrigos e outros serviços, como o recâmbio qualificado (retorno à cidade de origem).
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)