De acordo com a Prefeitura de Santos, o objetivo da prorrogação é ampliar a cobertura vacinal da dose extra contra a poliomielite, oferecida para as crianças de um ano a menores de cinco anos, e fortalecer ainda mais o chamamento para a atualização das carteiras com as vacinas de rotina.
Em Santos, segundo a prefeitura, a campanha contra a poliomielite registra cobertura vacinal de 41,7%, muito abaixo dos 95% preconizados pelo Ministério da Saúde. A campanha contra a poliomielite prevê a aplicação de uma dose extra da vacina para crianças entre um e 5 anos incompletos, inclusive para aquelas que têm esquema inicial completo de vacinação. Ou seja, que tomaram as doses previstas aos dois, quatro e seis meses de vida.
Já a multivacinação é destinada a crianças e adolescentes de zero a menores de 15 anos que estejam com a caderneta em atraso, mas também possui doses que são ofertadas a pessoas fora do público-alvo.
As vacinas disponíveis na campanha de multivacinação, a depender da idade conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde, são: hepatite A e B, pentavalente, pneumocócica 10 valente, poliomielite (oral e injetável), rotavírus, meningocócica, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), DTP, varicela, HPV, dupla adulto (difteria/tétano) e meningocócica ACWY.
As vacinas da hepatite B, febre amarela, tríplice viral e dupla adulto (difteria/tétano) estão disponíveis para o público adulto.
Os imunizantes seguem disponíveis nas policlínicas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos finais de semana, das 9h às 15h30, em unidades selecionadas (divulgadas às sextas-feiras no site da prefeitura). Excepcionalmente neste final de semana, incluindo a sexta-feira (28) não haverá vacinação em virtude do Dia do Servidor Público.
Para se vacinar, é necessário apresentar comprovante de residência em Santos, documento com foto e carteirinha de vacinação. O uso de máscara é obrigatório nas unidades de saúde.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)