G1 Santos

Santos sanciona lei que padroniza grafia de Braz Cubas, fundador da cidade

today26 de setembro de 2023

Fundo
share close

A grafia de Braz Cubas, fundador da Vila e atual cidade de Santos, no litoral de São Paulo, foi padronizada no município. A nova legislação municipal, publicada no Diário Oficial, regula a grafia do explorador português. A adequação deve ser feita dentro do período de cinco anos.

Proposta pela vereadora Telma Sandra Augusto de Souza, a Lei n° 4.032 irá padronizar a grafia de Braz Cubas com a letra “z” em documentos, publicações, divulgações, peças publicitárias, equipamentos públicos, monumentos e logradouros do município, quando em referência ao fundador da Vila de Santos.

Publicada no Diário Oficial na última segunda-feira (25), a legislação prevê que, na impossibilidade de substituição da grafia, em razão da descaracterização do patrimônio, deverá ser fixada uma placa próxima ao monumento com a citação da grafia correta, com menção à nova lei. As alterações devem ser feitas dentro do prazo de cinco anos.



Braz Cubas foi um fidalgo e explorador português, nascido na cidade de Porto em 1507. Em 1531, ele chegou ao Brasil juntamente com a expedição de Martim Afonso de Sousa, fundador da Vila de São Vicente. Em 1536, recebeu terras na recém-formada Capitania de São Vicente, onde desenvolveu a agricultura da cana-de-açúcar, um dos mais importantes produtos do Brasil na época.

Ele chegou a ser o maior proprietário de terras na Baixada Santista, onde construiu um Porto, uma capela e um hospital – a Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos, que viria a dar origem à Vila de Santos, atual cidade de Santos.

Braz Cubas foi responsável pela transferência do porto da Ponta da Praia para o Centro, nas cercanias de Outeiro de Santa Catarina. Ele ainda se tornou governador de São Vicente em duas ocasiões, entre 1545 e 1549 e de 1555 a 1556. Já em 1551, foi nomeado pelo Rei D. João III como provedor e contador das rendas e direitos da capitania e, no ano seguinte, ergueu o Forte São Filipe da Bertioga.

Braz Cubas morreu no dia 10 de março de 1592, aos 85 anos. Ele era fidalgo da Casa Real e um dos homens mais respeitados em São Vicente. O título de Alcaide-mor passou para seu filho, Pero Cubas.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

procon-guaruja-realiza-operacao-dia-das-criancas-a-partir-de-sexta-feira

Prefeitura de Guarujá

Procon Guarujá realiza Operação Dia das Crianças a partir de sexta-feira

Fiscalização vai até 12 de outubro, data comemorativa do público infantil Uma das datas que mais giram a economia do País será fiscalizada de perto pelo Procon Guarujá. A entidade iniciará, nesta sexta-feira (29), a Operação Dia das Crianças, no centro comercial de Vicente de Carvalho e em Guarujá, para verificar se os comércios estão respeitando as normas do Código de Proteção e Defesa do Consumidor em produtos voltados ao […]

today26 de setembro de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%