G1 Santos

Santos, SP, irá construir nova estação elevatória para combater as enchentes na entrada da cidade

today17 de abril de 2024 9

Fundo
share close

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, anunciou a construção de uma nova Estação Elevatória (EE0) na Zona Noroeste. De acordo com a administração, a instalação do equipamento busca mitigar os alagamentos na região. O início das obras está previsto para o segundo semestre.

Segundo a administração municipal, a estação será implantada na entrada da cidade, na Av. Nossa Senhora de Fátima. Para viabilizar a construção do sistema de drenagem e da estação, foi assinado um termo de cooperação com a Ecovias, MRS Logística e Autoridade Portuária de Santos (APS).

A estimativa é de que a obra, orçada em mais de R$ 60 milhões, comece no segundo semestre deste ano, dependendo do licenciamento ambiental. Os trabalhos devem ser realizados no período de dois anos.



Equipamento será instalado na entrada da cidade, em Santos. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

A EE0 consiste na criação de um reservatório e estação com capacidade de bombeamento de 5m³ de água por segundo, entre o equipamento e o estuário de Santos. A validação do projeto será realizada pela MRS e APS, uma vez que a tubulação passará por áreas deles.

As intervenções são contempladas pelo pacote de obras da entrada de Santos, do Governo do Estado, e será realizada pela Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI).

Ainda de acordo com a Prefeitura de Santos, o trânsito da região não deve ser impactado com o início dos trabalhos, uma vez que todo o serviço de drenagem será feito de forma subterrânea, sem a necessidade de interdição das vias.

A administração ainda ressaltou que esta será a terceira estação elevatória construída na Zona Noroeste. A primeira foi inaugurada em 2023, no bairro Castelo, beneficiando moradores deste bairro e da Areia Branca, além do Jardim Guassu, em São Vicente.

As obras consistem na construção de galerias para drenar a água da chuva das áreas urbanas, sob a linha férrea até o rio Lenheiros, principalmente no ligamento entre a Avenida Nossa Senhora de Fátima e a Praça José Bonifácio. Os serviços têm previsão de término em julho de 2026.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

empresarias-realizam-o-sonho-de-viver-de-moda-em-santos

G1 Santos

Empresárias realizam o sonho de viver de moda em Santos

Tudo começou em um pequeno espaço no The Blue Officemall, um charmoso centro comercial na Vila Matias. Foi ali que, em abril de 2018, as empresárias Sabrina Marques e Larissa Santos começaram a deixar sua marca no cenário da moda na Baixada Santista com a inauguração da Universo a Rigor. Hoje, a loja de aluguel de roupas femininas para festas e ocasiões formais ocupa uma casa na Rua Goiás, no […]

today17 de abril de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%