G1 Santos

Santos vacina 98,35% das crianças entre nove e 14 anos contra o vírus do HPV

today3 de janeiro de 2024

Fundo
share close

A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, atingiu a marca de 98,35% de meninas e meninos, entre nove e 14 anos, vacinados contra o vírus do HPV. Antes da atual campanha realizada pela Prefeitura da cidade, esse número não passava dos 20%.

Além das aplicações nas policlínicas, o sucesso da campanha veio por meio do Projeto de Lei (nº 86/2018) que disponibiliza a imunização nas escolas. Apesar da vacina já estar disponível no SUS desde 2014 para as meninas e, desde 2017 para os meninos, polêmicas acerca do assunto são muito populares e atrapalham o combate ao vírus que é responsável por diversas doenças.

“Foi disseminada uma informação totalmente equivocada nos últimos anos de que vacinar contra o HPV estimularia o início da vida sexual. Não há qualquer relação. É uma vacina como qualquer outra, que previne contra quatro subtipos do HPV, inclusive os que provocam câncer de colo de útero e de pênis. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção”, explica o secretário de Saúde, Adriano Catapreta, que também é ginecologista e obstetra.



A campanha escolar contra o HPV teve início em 2023, ano em que a cidade superou a meta nacional estipulada pelo Ministério da Saúde e atingiu a marca de 98,35% de cobertura vacinal.

“Realizamos uma campanha muito bem organizada, com autorização dos pais e uma equipe do SAMU disponível caso algum jovem passasse mal. Felizmente, não tivemos nenhuma intercorrência ou efeito colateral dos imunizantes”, completa o secretário.

HPVs (papilomavírus humano) são vírus que infectam o ser humano por meio de contato direto com a pele ou mucosas. Além da transmissão por relação sexual, o vírus do HPV também pode ser transmitido de mãe para filho na hora do parto.

São mais de 150 tipos de HPVs, que podem causar câncer na vagina, vulva, colo de útero, ânus, pênis, boca e garganta. Por isso, o combate à disseminação do vírus é tão importante entre os jovens.

A vacina contra o HPV está disponível em todas as policlínicas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h e aos sábados, das 9h30 às 15h, em unidades selecionadas, divulgadas às sextas-feiras nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Santos.

O imunizante é destinado a meninas e meninos de nove a 14 anos. Somente após a aplicação das duas doses da vacina, que devem ocorrer no intervalo de seis meses, é que ficam protegidos das verrugas genitais e vários tipos de câncer que o vírus causa.

Além disso, é importante que os munícipes estejam atentos ao calendário vacinal e em dia com os outros tipos de imunização. O sucesso da campanha contra o HPV não corresponde a outros vírus, já que, considerando todas as vacinas de rotina, Santos completou 80% de cobertura vacinal, abaixo da média estipulada pelo Ministério da Saúde, que varia entre 90% e 95%, dependendo do imunizante.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quem-foi-saleh-al-arouri,-vice-lider-politico-e-fundador-do-braco-armado-do-hamas-morto-no-libano

G1 Mundo

Quem foi Saleh al-Arouri, vice-líder político e fundador do braço armado do Hamas morto no Líbano

Al-Arouri foi um dos membros fundadores do Al-Qassam, o braço armado do Hamas. Atualmente, ele financiava e coordenava as operações militares do grupo terrorista na Cisjordânia. Segundo o jornal catariano, Al Jazeera, ele vivia exilado no Líbano após ter ficado preso por cerca de 15 anos em Israel. Antes do ataque contra o sul de Israel, em 7 de outubro, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu ameaçou matar o militante palestino. […]

today3 de janeiro de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%