G1 Santos

São Vicente abre cadastro para colocação de contraceptivo em adolescentes de 15 a 17 anos

today4 de fevereiro de 2023 11

Fundo
share close

A Secretaria da Saúde (Sesau) de São Vicente, no litoral de São Paulo, abriu o cadastro para adolescentes de 15 a 17 anos colocarem o contraceptivo subcutâneo – dispositivo com liberação de hormônio inserido debaixo da pele do antebraço. Ação visa chamar a atenção desta faixa etária com o intuito de evitar a gravidez prematura.

Para receber o benefício, a adolescente precisa morar na cidade, estudar em escola da rede municipal ou estadual e preencher um formulário no site. Após o cadastro, a Diretoria de Saúde da Mulher entrará em contato para agendar o procedimento.

No dia da inserção do método contraceptivo, as adolescentes poderão participar de uma aula explicativa, roda de conversa e oficina sobre métodos anticoncepcionais e a importância da prevenção da gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis (DST).



A ação abre uma exceção no protocolo já desenvolvido na cidade, que disponibiliza, por meio de mutirão, o contraceptivo para adolescentes que já tiveram um filho, mulheres em situação de rua, portadoras de HIV, drogaditas e profissionais do sexo.

Com eficácia de mais de 99% durante três anos, o chip anticoncepcional, conhecido como Implanon, é um dos melhores métodos de contracepção da atualidade. Ele é reversível e possui um formato de bastão com quatro centímetros de comprimento e dois milímetros de diâmetro.

O componente ativo etonogestrel impede que o óvulo seja liberado do ovário e altera o colo do útero, o que dificulta a entrada de espermatozóides.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mulher-descobre-leucemia-e-dermatite-grave-durante-viagem;-ha-anos-ela-sofria-com-coceira,-manchas-e-descamacoes-na-pele

G1 Santos

Mulher descobre leucemia e dermatite grave durante viagem; há anos ela sofria com coceira, manchas e descamações na pele

A filha de Othonita, Katiana Bispo, de 37 anos, afirmou ao g1 neste sábado (4) que busca um diagnóstico para os sintomas da mãe desde 2018. “Cansei de ouvir a dermatologista do convênio dizer que ela tinha uma simples dermatite [inflamação na pele] e que só precisava tomar corticoide [medicação anti-inflamatória]”, disse. O remédio seria para tratar as coceiras e manchas vermelhas que Othonita apresenta. Segundo Katiana, a mãe passava […]

today4 de fevereiro de 2023 19

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%