A Secretaria da Saúde (Sesau) de São Vicente, no litoral de São Paulo, abriu o cadastro para adolescentes de 15 a 17 anos colocarem o contraceptivo subcutâneo – dispositivo com liberação de hormônio inserido debaixo da pele do antebraço. Ação visa chamar a atenção desta faixa etária com o intuito de evitar a gravidez prematura.
Para receber o benefício, a adolescente precisa morar na cidade, estudar em escola da rede municipal ou estadual e preencher um formulário no site. Após o cadastro, a Diretoria de Saúde da Mulher entrará em contato para agendar o procedimento.
No dia da inserção do método contraceptivo, as adolescentes poderão participar de uma aula explicativa, roda de conversa e oficina sobre métodos anticoncepcionais e a importância da prevenção da gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis (DST).
A ação abre uma exceção no protocolo já desenvolvido na cidade, que disponibiliza, por meio de mutirão, o contraceptivo para adolescentes que já tiveram um filho, mulheres em situação de rua, portadoras de HIV, drogaditas e profissionais do sexo.
Com eficácia de mais de 99% durante três anos, o chip anticoncepcional, conhecido como Implanon, é um dos melhores métodos de contracepção da atualidade. Ele é reversível e possui um formato de bastão com quatro centímetros de comprimento e dois milímetros de diâmetro.
O componente ativo etonogestrel impede que o óvulo seja liberado do ovário e altera o colo do útero, o que dificulta a entrada de espermatozóides.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)