A Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, abriu inscrições para jovens, com idade entre 15 e 17 anos, que tenham interesse no implante de contraceptivo subcutâneo (implanon). Segundo a administração municipal, o objetivo é chamar a atenção deste público e evitar a gravidez prematura.
As adolescentes interessadas devem morar em São Vicente e estudar em uma unidade da rede municipal ou estadual, além de preencher um formulário até o dia 20 de fevereiro. O benefício será para as 200 primeiras cadastradas.
A inserção do contraceptivo será realizada na Área Insular no dia 9 de março, na UBS Central (Av. Antônio Emmerich, 509, na Vila Cascatinha). Na Área Continental, o implante será feito no dia 23 de março, na Unidade de Saúde da Mulher (Rua Salvador, 60, no Jardim Irmã Dolores).
Com base nos cadastros, a equipe da Diretoria de Saúde da Mulher entrará em contato para agendar o implante. No dia da inserção do contraceptivo, as adolescentes também irão participar de uma aula explicativa, além de roda de conversa e oficina sobre métodos anticoncepcionais e importância da prevenção não só da gravidez, mas também de doenças sexualmente transmissíveis.
São Vicente conta com um protocolo que já disponibiliza, por meio de mutirão, o contraceptivo para um público específico: adolescentes que já tiveram um filho; mulheres em situação de rua; portadoras de HIV; dependentes químicos e profissionais do sexo.
O implanon é um chip anticoncepcional com eficácia que ultrapassa os 99% durante três anos. O método contraceptivo é reversível, de ação prolongada, e possui a forma de bastão com quatro centímetros de comprimento e dois milímetros de diâmetro.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)