G1 Santos

Saruê assustado é resgatado em garagem no litoral de SP; VÍDEO

today12 de novembro de 2023 4

Fundo
share close

Um saruê (Didelphis aurita), também conhecido como gambá-de-orelhas-pretas, foi resgatado pela Guarda Municipal Ambiental (GMA) em uma casa no bairro Jardim Guaiúba, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Um vídeo obtido pelo g1 neste domingo (12) mostra o momento em que o animal é capturado e colocado em uma uma gaiola. (Veja o vídeo acima)

Com medo dos cachorros no imóvel, ele subiu o muro da garagem e não queria deixar o local. A situação aconteceu na manhã do último sábado (11) e, após o resgate, o saruê foi solto em uma área de mata no Morro do Monduba. Ele não apresentava ferimentos.

O saruê é um marsupial, isto é, tem uma espécie de bolsa no ventre. Em vez de nascer filhote, nasce um embrião com cerca de um centímetro de comprimento e, na bolsa da mãe, encontra as mamas.



Segundo o biólogo Jorge dos Santos, os hábitos noturnos dos saruês tornam raras as aparições deles durante o dia. Ainda segundo o profissional, a espécie tem uma dentição muito afiada e forte mas não é considerada perigosa.

Saruê foi encontrado no muro de uma garagem em Guarujá, no litoral de São Paulo. — Foto: @gcmambientalgja

É importante mantê-los afastados, principalmente de animais domésticos. Ainda segundo Jorge, a espécie é atraída por resíduos domésticos, como alimentos descartados irregularmente.

No último dia 1º, um animal da mesma espécie foi resgatado em uma casa na Avenida dos Caiçaras, no Jardim Las Palmas, em Guarujá.

O Grupamento de Defesa Ambiental foi até o local e descobriu que ele foi encurralado pelos cachorros da casa. Então, equilibrou-se sobre um telhado para não ser atacado. Ele também foi solto no Morro do Monduba.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tsunami-meteorologico-e-descartado-por-especialistas-no-litoral-de-sp;-entenda

G1 Santos

Tsunami meteorológico é descartado por especialistas no litoral de SP; entenda

De acordo com Daniel Onias, coordenador da Defesa Civil de Santos, os fenômenos ligados a ciclones extratropicais, frentes frias ou sistemas de instabilidade como o registrado em Laguna (SC) tendem a se formar no Sul, próximo à Argentina, e atingem com mais intensidade aquela região. Onias ressaltou que naquela área existem praias muito planas e, portanto, a água atinge avança por uma maior extensão territorial quando há alta das mares, […]

today12 de novembro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%