Um saruê (Didelphis aurita), também conhecido como gambá-de-orelhas-pretas, foi resgatado pela Guarda Municipal Ambiental (GMA) em uma casa no bairro Jardim Guaiúba, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Um vídeo obtido pelo g1 neste domingo (12) mostra o momento em que o animal é capturado e colocado em uma uma gaiola. (Veja o vídeo acima)
Com medo dos cachorros no imóvel, ele subiu o muro da garagem e não queria deixar o local. A situação aconteceu na manhã do último sábado (11) e, após o resgate, o saruê foi solto em uma área de mata no Morro do Monduba. Ele não apresentava ferimentos.
O saruê é um marsupial, isto é, tem uma espécie de bolsa no ventre. Em vez de nascer filhote, nasce um embrião com cerca de um centímetro de comprimento e, na bolsa da mãe, encontra as mamas.
Segundo o biólogo Jorge dos Santos, os hábitos noturnos dos saruês tornam raras as aparições deles durante o dia. Ainda segundo o profissional, a espécie tem uma dentição muito afiada e forte mas não é considerada perigosa.
Saruê foi encontrado no muro de uma garagem em Guarujá, no litoral de São Paulo. — Foto: @gcmambientalgja
É importante mantê-los afastados, principalmente de animais domésticos. Ainda segundo Jorge, a espécie é atraída por resíduos domésticos, como alimentos descartados irregularmente.
No último dia 1º, um animal da mesma espécie foi resgatado em uma casa na Avenida dos Caiçaras, no Jardim Las Palmas, em Guarujá.
O Grupamento de Defesa Ambiental foi até o local e descobriu que ele foi encurralado pelos cachorros da casa. Então, equilibrou-se sobre um telhado para não ser atacado. Ele também foi solto no Morro do Monduba.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)