G1 Mundo

Secretário de Estado dos EUA diz que Ucrânia vai ser membro da Otan

today4 de abril de 2024 1

Fundo
share close

Ele deu essa declaração durante um encontro da Otan na cidade de Bruxelas, na Bélgica.”A Ucrânia vai se tornar um membro da Otan. Nosso propósito nessa reunião é construir uma ponte para a filiação (do país)”, afirmou ele.

Blinken disse que o apoio da Otan é sólido e que os membros da aliança vão fazer tudo que podem para apoiar o país na guerra contra a Rússia, que invadiu o território ucraniano em fevereiro de 2022.

Ele também afirmou que apoiar a Ucrânia é importante porque os russos estão recebendo ajuda para aumentar sua indústria de defesa de outros países, como a China, a Coreia do Norte e o Irã.



Líderes russos dizem com frequência que a Otan tem uma mentalidade semelhante à da época da Guerra Fria (veja mais abaixo).

75 anos da Otan: Stoltenberg volta a dizer que aliança não será parte da guerra mas promete mais ajuda à Ucrânia

75 anos da Otan: Stoltenberg volta a dizer que aliança não será parte da guerra mas promete mais ajuda à Ucrânia

Encontro de ministros da Otan

Os ministros das Relações Exteriores dos 32 países da Otan estão reunidos para comemorar o 75º aniversário da aliança militar.

No encontro, eles discutiram um papel maior na coordenação da ajuda militar à Ucrânia para auxiliá-la a enfrentar a Rússia no maior conflito europeu desde a Segunda Guerra Mundial e mostrar unidade —a Ucrânia aguarda um pacote no valor de cerca de US$ 60 bilhões, que o Congresso dos EUA não aprovou ainda.

Os líderes europeus estão preocupados com a política interna dos EUA por dois motivos:

  • Caso o ex-presidente Donald Trump derrote Joe Biden na eleição presidencial de novembro, a organização pode receber menos recursos.
  • O Congresso americano exige que o governo do país mude a política de fronteiras para aprovar o pacote de ajuda aos ucranianos.

A ideia da aliança é a de defesa coletiva, ou seja, um ataque a um membro é considerado um ataque a todos. Assim, os EUA dão proteção militar à Europa Ocidental.

Em fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia, os países europeus passaram a enxergar os russos como um risco à segurança deles.

Os dois mais novos membros da Otan, Finlândia e Suécia, aderiram à aliança em resposta direta à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Rússia: Otan tem mentalidade de Guerra Fria

A Rússia disse na quarta-feira que a Otan havia retornado à mentalidade da Guerra Fria. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, disse que a Otan não tem lugar no “mundo multipolar” que Moscou diz que busca construir para acabar com o domínio dos EUA.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cruzeiro-retido-em-barcelona-por-problemas-com-documentacao-de-bolivianos-e-liberado-e-passageiros-comemoram-retomada-apos-2-dias;-video

G1 Mundo

Cruzeiro retido em Barcelona por problemas com documentação de bolivianos é liberado e passageiros comemoram retomada após 2 dias; vídeo

O navio de cruzeiro que ficou retido por cerca de dois dias no porto de Barcelona, na Espanha, voltou a navegar rumo a Veneza, na Itália, ponto final do passeio, nesta quinta-feira (4). A informação foi dada ao g1 por passageiros brasileiros que estão a bordo do navio. A retomada do trajeto foi motivo de comemoração dos passageiros (veja acima). Segundo uma das passageiras, Paula Galdino, que mora em Sorocaba […]

today4 de abril de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%