G1 Mundo

Secretário de Estado dos EUA faz viagem pelo Oriente Médio em meio à crise na região

today5 de fevereiro de 2024 10

Fundo
share close

Primeira parada será na Arábia Saudita, região banhada pelo Mar Vermelho, onde os Houthis estão atacando diversos navios no local. O grupo rebelde prometeu continuar os ataques até que Israel interrompa o conflito em Gaza.


Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken — Foto: Jacquelyn Martin/Pool via REUTERS



O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, chegou à Arábia Saudita nesta segunda-feira (5), para encontrar o príncipe herdeiro do país, Mohammed bin Salman, e o o ministro dos Negócios Estrangeiros, o príncipe Faisal bin Farhan Al Saud.

A viagem acontece em meio a um conflito entre os EUA e o Houthis, grupo rebelde que vem atacando navios no Mar Vermelho, região onde está localizado o Canal de Suez, a principal conexão entre a Ásia e a Europa — o canal é importante meio de transporte para cadeias de suprimento de produtos em todo o mundo.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, cerca de 50 embarcações passam por lá todos os dias carregando os mais diversos produtos. E desde novembro, os rebeldes realizam ataques contra navios que passam em protesto à guerra de Israel contra o Hamas, um de seus aliados, na Faixa de Gaza.

Mapa mostra o caminho que os navios fazem até chegar ao Canal de Suez — Foto: Kayan Albertin/g1

Essa é a primeira parada de Blinken em uma viagem que deve passar por diversas regiões, como Egito, Catar e Israel no final desta semana. Os países também fazem intermediação para um possível acordo para nova trégua na guerra de Israel e Hamas.

Desde que o grupo terrorista atacou o território israelense, em 7 de outubro, o secretário de Estado dos EUA viajou quatro vezes à região.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tombos-e-baqueta-voadora:-cenas-curiosas-do-carnaval-de-santos-viralizam-na-internet;-video

G1 Santos

Tombos e baqueta voadora: cenas curiosas do carnaval de Santos viralizam na internet; VÍDEO

Cenas ocorreram no desfile das escolas de samba de Santos. Integrantes das escolas de samba caem durante desfiles do carnaval em Santos O Desfile Oficial das Escolas de Samba de Santos, no litoral de São Paulo, reuniu milhares de pessoas na passarela Dráusio da Cruz. O evento foi repleto de emoção, mas alguns momentos inusitados, como a queda de integrantes de escolas de samba ao tentarem passos mais 'ousados' acabaram […]

today5 de fevereiro de 2024

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%