G1 Mundo

Secretário-geral da ONU invoca artigo raramente usado para tentar forçar Conselho de Segurança a agir contra ‘colapso total’ em Gaza

today7 de dezembro de 2023 1

Fundo
share close

O artigo 99 é é uma das ferramentas diplomáticas de maior poder simbólico à disposição do secretário-geral da ONU e não era invocado há décadas, segundo o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric.

O artigo 99 diz que “o Secretário-Geral poderá levar à atenção do Conselho de Segurança qualquer assunto que, na sua opinião, possa ameaçar a manutenção da paz e da segurança internacionais”.

Guterres invocou o artigo de maneira explicita em uma carta enviada ao presidente do Conselho de Segurança. No texto, ele diz que os bombardeios do Exército de Israel estão provocando o “iminente colapso total da ordem pública” na Faixa de Gaza.



“Em meio aos constantes bombardeios das forças armadas israelenses e sem abrigo e o mínimo para sobreviver, prevejo o iminente colapso total da ordem pública devido às condições desesperadoras, que até mesmo impossibilitariam uma assistência humanitária limitada”, escreveu.

O secretário-geral pede que o Conselho de Segurança demande um cessar-fogo humanitário para impedir a escalada da crise. Ele ressalta que a situação está se deteriorando rápido e que a a ONU está “simplesmente incapaz de chegar aos que precisam de ajuda dentro de Gaza”.

O episódio é mais uma amostra das dificuldades que o Conselho de Segurança tem para agir quando o assunto envolve um dos membros permanentes do Conselho ou seus aliados.

Em meados de novembro, após rejeitar quatro projetos de texto, o Conselho de Segurança, que desde 2016 não entrava em acordo sobre o conflito israelense-palestino, finalmente quebrou seu silêncio, adotando uma resolução pedindo “pausas e corredores humanitários” na Faixa de Gaza.

Segundo fontes diplomáticas, os membros do Conselho estão trabalhando em um novo projeto de resolução centrado na ajuda humanitária.

No entanto, o embaixador adjunto dos Estados Unidos, Robert Wood, disse na segunda-feira que um novo texto do Conselho “não seria útil neste momento”, preferindo trabalhar “no terreno” para tentar melhorar a situação.

A guerra entre Israel e o Hamas foi desencadeada pelo sangrento ataque sem precedentes do grupo terrorista Hamas em solo israelense em 7 de outubro.

Em sua carta, Guterres voltou a denunciar esses “abomináveis ataques terroristas” e pediu a libertação de todos os reféns que ainda estão sequestrados em Gaza.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

redemoinho-e-filmado-em-praia-do-litoral-de-sp-levantando-areia-e-lixo;-video

G1 Santos

Redemoinho é filmado em praia do litoral de SP levantando areia e lixo; VÍDEO

No vídeo, é possível ver o redemoinho de vento deixando a praia em direção ao calçadão, levantando e arrastando areia e lixo. Em seguida, ele aparece próximo a uma árvore de Natal, que decora o bairro. Ao g1, a meteorologista Heloisa Pereira explicou que redemoinhos são formados quando são registrados contrates térmicos, comuns nesta época do ano. “Quando superfície e oceano esquentam ao longo do dia, depois, no início da […]

today7 de dezembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%