G1 Mundo

Seis pessoas morreram em novo terremoto na Turquia; total de mortos passa de 47 mil

today21 de fevereiro de 2023 19

Fundo
share close

Seis pessoas morreram e quase 300 ficaram feridas no último terremoto que atingiu a Turquia e a Síria, disseram autoridades nesta terça-feira (21), duas semanas depois que um tremor matou mais de 47.000 pessoas e destruiu centenas de milhares de casas.

O novo terremoto de magnitude 6,4 na segunda-feira foi perto da cidade turca de Antakya e foi sentido na Síria, Egito e Líbano. O tremor foi seguido por 90 tremores secundários, disse a Autoridade de Gerenciamento de Desastres e Emergências da Turquia (AFAD).

“Eu pensei que a terra iria se abrir sob meus pés”, disse Muna Al Omar.



Muna Al Omar e seu filho de sete anos, assim como centenas de outros desabrigados, vivem em uma tenda em um parque em Antakya depois que o terremoto de 6 de fevereiro, com magnitude 7,8, a forçou a sair de casa.

O ministro da Saúde turco, Fahrettin Koca, disse que 294 pessoas ficaram feridas neste terremoto, acrescentando que pacientes foram retirados de algumas unidades de saúde, que ainda estavam em operação, porque os edifícios racharam.

O número de mortos na Turquia é de 41.156 pelo terremoto, o pior desastre em 80 anos do país, e cerca de 385.000 apartamentos foram destruídos ou danificados. A vizinha Síria registra 5.939 mortes.

O governo do presidente Tayyip Erdogan enfrentou críticas sobre o que muitos turcos disseram ser uma resposta de emergência lenta ao primeiro terremoto e sobre a regulamentação para construções, que não impediu que milhares de prédios desmoronassem sobre as vítimas quando o desastre ocorreu.

Um homem caminha perto de prédios destruídos em Antakya, província de Hatay, Turquia, em 21 de fevereiro de 2023 — Foto: REUTERS/Thaier Al-Sudani




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

como-pobreza-e-drogas-tem-transformado-bibliotecas-nos-eua

G1 Mundo

Como pobreza e drogas têm transformado bibliotecas nos EUA

Presentes em bibliotecas públicas ao redor dos Estados Unidos, tanto em grandes metrópoles quanto em cidades pequenas, esses frequentadores assíduos têm uma característica em comum: estão em situação de rua. Em um momento em que a população sem-teto no país é calculada em quase 600 mil pessoas, e é comum ver calçadas tomadas por barracas em várias cidades, as bibliotecas públicas americanas vêm assumindo um papel cada vez mais relevante […]

today21 de fevereiro de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%