G1 Santos

Seminários da OAB Santos recebem Prêmio Nacional de Combate à Pirataria

today19 de janeiro de 2024 5

Fundo
share close

Os seminários realizados pela OAB Santos, com a participação da Comissão de Propriedade Intelectual de Guarujá, foram premiados pelo Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNPC), órgão do Ministério da Justiça que seleciona iniciativas contra a falsificação em diversas áreas. A cerimônia ocorreu em Brasília, na última quarta-feira (18).

O Porto de Santos, o maior da América Latina, é uma das principais portas de entrada e saída de mercadoria falsas. O combate à pirataria na região tem reflexos pelo Brasil inteiro.

“Esse prêmio inédito para as gestões da OAB é também um reconhecimento que eleva a representatividade do assunto a nível nacional e traz reflexões para a população. O combate à pirataria está atrelado ao combate a outros crimes como o trabalho escravo, tráfico de drogas e armas”, afirmou Débora Lopes, presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB Santos



Segundo dados da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Alfândega de Santos, 321 toneladas de produtos falsificados foram apreendidos no Porto de Santos em 2023. Os números apontam um prejuízo de aproximadamente 105 milhões para os cofres públicos.

Os seminários que foram apresentados durante os anos de 2021, 2022 e 2023 são realizações das Comissões de Propriedade Intelectual da OAB Santos e OAB Guarujá, com apoio das Comissões de Direito da Moda, Aduaneiro, Digital e Consumidor. O CNPC premiou a entidade pelos estudos.

Débora Lopes explicou que cada comissão discorreu sobre o tema da pirataria de acordo com seu segmento.

“Por exemplo, a Comissão de Direito da Moda estudou os impactos das falsificações das marcas de luxo e tênis esportivos. Já a Comissão de Direito Digital discutiu, no seminário, sobre os riscos de comprar esses tipos de produtos pela internet”, disse.

Prêmio inédito concebido à OAB Santos no combate à pirataria — Foto: Foto: Divulgação: OAB Santos

G1 em 1 minuto - Santos: Santos começa a montar a estrutura da passarela do samba

G1 em 1 minuto – Santos: Santos começa a montar a estrutura da passarela do samba




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

nuvem-prateleira-‘gigante’-avanca-sobre-litoral-de-sp-e-traz-temporal;-video

G1 Santos

Nuvem prateleira ‘gigante’ avança sobre litoral de SP e traz temporal; VÍDEO

Uma nuvem 'gigante' trouxe um temporal à Baixada Santista, no litoral de São Paulo, após dias de calor intenso que, inclusive, ultrapassaram os 39,7ºC. O fenômeno observado de diversas cidades da região, segundo uma meteorologista ouvida pelo g1, é conhecido como nuvem prateleira. A imagem acima, da repórter-fotográfica Vanessa Rodrigues, captura o momento. Heloísa Pereira Nóbrega, meteorologista da Ampere, informou à equipe de reportagem que as nuvens prateleiras são frequentemente […]

today19 de janeiro de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%