Prefeitura Escoteiros do Mar, Voz dos Oceanos e outros parceiros promoveram mutirão de cinco horas
Em Guarujá, as areias da Praia da Enseada receberam sereias, tritões e voluntários em um mutirão de limpeza no último sábado (16). A mobilização integrou o Dia Mundial de Limpeza das Praias, conhecido internacionalmente como Clean Up Day. A força-tarefa entre a Prefeitura e diversos parceiros contou com cerca de 110 pessoas, durante cinco horas ininterruptas, e foram coletados 14,7 quilos de microlixo – pequenos resíduos que escapam da limpeza pública convencional por conta da dimensão.
Nas tendas ‘Voz dos Oceanos’, ‘Instituto Supereco’ e ‘Beat Plastic Pollution (BPP)’, educadores ambientais propagaram a informação, conscientizando munícipes e turistas sobre as consequências do descarte irregular de resíduos e a importância da reciclagem.
A gerente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), deixou um alerta à população. “Mesmo não registrando um grande volume de resíduos, muito nos preocupa a quantidade de sachês, palitos de sorvete, bitucas de cigarro e canudos plásticos encontrados. Considerando o tamanho e o peso dos microlixos, são milhares de itens descartados irregularmente. É dever de todos fazer a sua parte para mudar essa realidade”, reforçou.
Interação lúdica e inclusão
De forma lúdica, o grupo Mundo Sereístico atraiu moradores e turistas de todas as idades. É que caracterizados com caudas coloridas, pinturas corporais, tridentes e penteados criativos, suas sereias e tritões incentivaram a troca de resíduos por um registro fotográfico. Outra experiência foi a disposição de cadeiras anfíbias, por meio da empresa Refresh Brazil, para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida pudessem tomar banho de mar.
Para a integrante do Cardume de Sereias e Tritões de São Paulo, Natalia Fioli, foi uma oportunidade única. “Fortalecer a preservação das praias e oceanos com magia é gratificante. Isso porque proporcionamos uma experiência lúdica e educativa acessível para todos. Acreditamos no propósito de mobilizar gerações e já estamos ansiosos para a próxima ação em Guarujá”, destacou.
O sucesso da iniciativa se deu pela união entre sociedade civil, além dos poderes público e privado. Afinal, o engajamento também teve esforços das empresas Santos Brasil e Refresh Brazil; institutos S.O.S Rio do Peixe, Nova Maré, Educasurf e Supereco; grupos Mundo Sereístico e Escoteiros do Mar; projeto Voz dos Oceanos, além das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam), Turismo (Setur) e Cultura (Cultura).
Publicar comentários (0)