Prefeitura de Guarujá

Sereias, tritões e voluntários incentivam preservação de praias e oceanos, em Guarujá

today19 de setembro de 2023 7

Fundo
share close

Prefeitura Escoteiros do Mar, Voz dos Oceanos e outros parceiros promoveram mutirão de cinco horas

Em Guarujá, as areias da Praia da Enseada receberam sereias, tritões e voluntários em um mutirão de limpeza no último sábado (16). A mobilização integrou o Dia Mundial de Limpeza das Praias, conhecido internacionalmente como Clean Up Day. A força-tarefa entre a Prefeitura e diversos parceiros contou com cerca de 110 pessoas, durante cinco horas ininterruptas, e foram coletados 14,7 quilos de microlixo – pequenos resíduos que escapam da limpeza pública convencional por conta da dimensão.

Nas tendas ‘Voz dos Oceanos’, ‘Instituto Supereco’ e ‘Beat Plastic Pollution (BPP)’, educadores ambientais propagaram a informação, conscientizando munícipes e turistas sobre as consequências do descarte irregular de resíduos e a importância da reciclagem.

A gerente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), deixou um alerta à população. “Mesmo não registrando um grande volume de resíduos, muito nos preocupa a quantidade de sachês, palitos de sorvete, bitucas de cigarro e canudos plásticos encontrados. Considerando o tamanho e o peso dos microlixos, são milhares de itens descartados irregularmente. É dever de todos fazer a sua parte para mudar essa realidade”, reforçou.

Interação lúdica e inclusão



De forma lúdica, o grupo Mundo Sereístico atraiu moradores e turistas de todas as idades. É que caracterizados com caudas coloridas, pinturas corporais, tridentes e penteados criativos, suas sereias e tritões incentivaram a troca de resíduos por um registro fotográfico. Outra experiência foi a disposição de cadeiras anfíbias, por meio da empresa Refresh Brazil, para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida pudessem tomar banho de mar.

Para a integrante do Cardume de Sereias e Tritões de São Paulo, Natalia Fioli, foi uma oportunidade única. “Fortalecer a preservação das praias e oceanos com magia é gratificante. Isso porque proporcionamos uma experiência lúdica e educativa acessível para todos. Acreditamos no propósito de mobilizar gerações e já estamos ansiosos para a próxima ação em Guarujá”, destacou.

O sucesso da iniciativa se deu pela união entre sociedade civil, além dos poderes público e privado. Afinal, o engajamento também teve esforços das empresas Santos Brasil e Refresh Brazil; institutos S.O.S Rio do Peixe, Nova Maré, Educasurf e Supereco; grupos Mundo Sereístico e Escoteiros do Mar; projeto Voz dos Oceanos, além das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam), Turismo (Setur) e Cultura (Cultura).




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

esquerdistas-se-posicionam-ate-contra-o-cha-revelacao

Pleno News

Esquerdistas se posicionam até contra o chá revelação

HomeOpiniãoRenato VargensEsquerdistas se posicionam até contra o chá revelação Evento familiar que celebra uma nova vida foi questionado por razões ideológicas Renato Vargens - 19/09/2023 14h33 Nikolas Ferreira e Lívia Fotos: Instagram @nikolasferreiradm Há alguns dias, em sua coluna no UOL, Milly Lacombe defendeu o fim da chá revelação. Veja bem, ninguém é obrigado a organizar um evento para celebrar o sexo da criança que em breve nascerá. Na verdade, […]

today19 de setembro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%