G1 Mundo

Shakira, sob investigação do Fisco da Espanha, diz em entrevista que não morava no país

today16 de junho de 2023 7

Fundo
share close

O governo da Espanha afirma que Shakira estabeleceu residência no país em 2011 e que passava mais de metade dos dias dos anos lá.

A acusação pede uma multa de 23,7 milhões de euros e também uma pena de prisão.

A cantora diz que só se mudou para Barcelona depois de 2015.



Shakira nega que tenha cometido fraude fiscal. Ela diz que era uma nômade, e que sua residência mesmo era em Nassau, nas Bahamas, apesar de ir pouco para as Bahamas (segundo ela, o namorado e depois marido Gerard Piqué sentia ciúmes quando ela ia a Nassau, onde ela havia morado com um ex, Antonio de la Rua).

As Bahamas deram visto permanente a ela em 2007. A defesa de Shakira afirma que isso é prova de que Nassau era o principal local de referência de sua vida.

Shakira no Fantástico — Foto: Reprodução

Ela disse, no entanto, que não morava de fato nas Bahamas de 2011 a 2014, em parte por sua relação com Piqué, em parte por sua vida profissional.

“Comecei a sair com o Piqué e, se eu tinha um pouco de tempo livre, preferia ir vê-lo em vez de ir para as Bahamas encontrar meu ex”, afirmou ao “El País”.

Mas ela argumenta que isso não significa que tivesse se estabelecido na Espanha e nem mesmo que passava 183 dias do ano (a metade mais um) exigidos pela lei para ser considerada residente fiscal.

Shakira também falou sobre os desafios em conciliar sua carreira musical com o relacionamento com Piqué, que era jogador de futebol com obrigações profissionais. Ela afirmou que suas vidas profissionais não se compatibilizavam, o que causava turbulências em seu relacionamento.

A cantora disse que sua intenção era viver em Barcelona, a cidade onde Piqué jogava futebol, mas que a compra de uma casa em Barcelona não significava compromisso com a residência na cidade, mas sim uma conveniência. Ela ressaltou que sua carreira profissional era sua prioridade, mesmo após o nascimento de seus filhos.

Shakira afirmou que decidiu se estabelecer na Espanha no momento em que foi preciso matricular o filho mais velho, Milan, em uma escola.

O Fisco espanhol diz que o fato de os filhos dela serem espanhóis e viverem em Barcelona é prova da residência no país. Ela critica essa interpretação: segundo Shakira, a conclusão de que ser mãe é um indício de residência seria uma visão retrógrada e machista.

Por fim, Shakira ressaltou que não tinha interesse em cometer delitos fiscais e que contratou os melhores consultores para lidar com suas questões financeiras. Ela afirmou que pagou o que devia ao Fisco e que dinheiro nunca foi sua prioridade. A cantora lamentou as repercussões negativas do processo em sua reputação.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

daniel-ellsberg,-americano-que-divulgou-arquivos-do-pentagono-nos-anos-1970,-morre-aos-92

G1 Mundo

Daniel Ellsberg, americano que divulgou arquivos do Pentágono nos anos 1970, morre aos 92

A divulgação dos Documentos do Pentágono desencadeou uma batalha legal entre o governo dos EUA e a imprensa. Ellsberg foi acusado de violar a Lei de Espionagem dos EUA, enfrentando a possibilidade de prisão e uma pena de até 115 anos de detenção. Imagem de Daniel Ellsberg de 2018 — Foto: Daniel Rodriguez/AFP O ex-analista militar americano Daniel Ellsberg, que vazou documentos confidenciais sobre a guerra do Vietnã, morreu nesta […]

today16 de junho de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%