G1 Mundo

Sheikh Hasina, primeira-ministra de Bangladesh, vence eleições e vai para o quinto mandato

today7 de janeiro de 2024 3

Fundo
share close

No poder desde 2009, a primeira-ministra Sheikh Hasina venceu as eleições parlamentares realizadas neste domingo (7) em Bangladesh, de acordo com a comissão eleitoral nacional, confirmando as informações dos veículos de comunicação locais.

Hasina é a líder do partido Liga Awami, vai para o seu quinto mandato após a disputa, boicotada pela principal sigla de oposição, o Partido Nacionalista de Bangladesh (BNP, na sigla em inglês).

A Somoy TV, maior emissora de TV privada do país, havia divulgado que a Liga Awami e seus aliados ocuparam 60% dos assentos no Parlamento, após o anúncio dos resultados de 225 das 330 cadeiras.



Sheikh Hasina, de 76 anos, pediu aos eleitores que fossem às urnas a fim de demonstrar confiança no processo democrático.

Com o argumento de que as eleições não seriam livres ou honestas, houve boicote por parte do BPN, que denuncia “uma eleição falsa”, e por outros partidos, dizimados nos últimos meses por uma onda massiva de prisões.

Na manhã deste domingo, depois de votar em Daca, na capital, Hasina afirmou aos jornalistas que o BNP era uma “organização terrorista”.

A declaração ocorreu após os opositores de Hasina convocarem uma greve geral para o fim de semana, e instarem a população a não votar.

Os opositores temiam a repetição das irregularidades das eleições anteriores, vencidas pela primeira-ministra Hasina.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

autoridades-do-mexico-investigam-se-cartel-matou-30-pessoas-de-uma-vila-no-interior-do-pais

G1 Mundo

Autoridades do México investigam se cartel matou 30 pessoas de uma vila no interior do país

Os corpos de cinco pessoas foram encontrados carbonizados dentro de uma caminhonete no estado de Gerrero, no México, na sexta-feira (5). Pode haver cerca de 30 vítimas, pois durante a semana passada houve relatos de um ataque a uma vila remota no interior do país. Segundo o Ministério Público do país, a região onde houve o assassinato é disputada pelos seguintes grupos criminosos: La Familia Michoacana eLos Tlacos. Na sexta-feira, […]

today7 de janeiro de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%