G1 Mundo

Silvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro da Itália, morre aos 86 anos

today12 de junho de 2023 11

Fundo
share close

Berlusconi estava internado no hospital San Raffaele, em Milão, acompanhado de Marta Fascina, sua esposa, e seus filhos, segundo informações da mídia italiana.

O político foi diagnosticado com leucemia e, nos últimos meses, sofria também com um quadro de infecção pulmonar. No último 5 de abril, foi hospitalizado para tratamento da doença e permaneceu no hospital por mais de um mês.

Silvio Berlusconi em imagem do dia 21 de outubro de 2022, em Roma, na Itália — Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters/Arquivo



Há três dias foi internado mais uma vez para realizar exames de rotina, mas seu estado de saúde voltou a piorar rapidamente.

Nascido em 1936 em Milão, Silvio Berlusconi chegou a trabalhar como cantor (“crooner”) em um navio de passageiros quando ainda era jovem para ajudar a pagar seus estudos. Ele se formou em direito.

Quatro vezes premiê da Itália e uma forte imagem política no país, Berlusconi colecionou polêmicas e momentos marcantes durante a vida.

O magnata construiu seu patrimônio com a holding de mídia Fininvest, na década de 1970, antes de entrar para a política, na década de 90.

No final dos anos 1970 e 1980, ele contornou o monopólio da TV estatal da Itália, RAI, criando uma rede qual as estações locais exibiam a mesma programação. A RAI e a Mediaset representavam cerca de 90% do mercado nacional em 2006.

O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi em foto de maio de 2019 — Foto: Miguel Medina/AFP

Berlusconi tinha uma fortuna de quase US$ 7 bilhões (cerca de R$ 34 bilhões), segundo a última atualização do ranking de bilionários da Forbes, e era o 5º mais rico da Itália. No ranking mundial da Forbes, era o 348º mais rico.

Ele também foi dono do AC Milan, time de futebol italiano.

Sua amizade com Vladimir Putin, presidente da Rússia, o colocou em desacordo com Giorgia Meloni, atual primeira-ministra da Itália e apoiadora da Ucrânia.

Em seu aniversário de 86 anos, Putin enviou votos de felicidades a Berlusconi e vodca, e o italiano se gabou de ter retribuído o favor enviando de volta vinho italiano.

Quando os escândalos de corrupção “Mãos Limpas” dizimaram o establishment político na década de 1990, Berlusconi fundou o Forza Italia, em 1994, quando começou seu primeiro mandato.

Em 2006, enquanto a Itália era ridicularizada como “o homem doente da Europa”, com sua economia atolada em crescimento zero e seu déficit orçamentário crescendo, Berlusconi perdeu por pouco a eleição geral para o líder de centro-esquerda Romano Prodi, que havia sido presidente da União Europeia Comissão da União.

Em 2008, ele se recuperou para o que seria seu último mandato como primeiro-ministro. Terminou abruptamente em 2011, quando os mercados financeiros perderam a confiança na sua capacidade de impedir que a Itália sucumbisse à crise. Berlusconi relutantemente renunciou.

O italiano esteve no centro de uma série de investigações e julgamentos, quase todos abertos depois que ele entrou na política em 1994. Ao todo, ele enfrentou 35 processos criminais, mas obteve apenas uma condenação definitiva.

Berlusconi casou-se pela primeira vez em 1965 com Carla Dall’Oglio, com quem teve dois filhos, Marina e Piersilvio. Ele se casou com sua segunda esposa, Veronica Lario, em 1990, e eles tiveram três filhos, Barbara, Eleonora e Luigi.

Em 2022, realizou um casamento simbólico com Marta Fascina, 53 anos mais nova.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

alce-e-sacrificado-apos-perambular-perto-de-aeroporto-nos-eua-e-caso-gera-polemica

G1 Mundo

Alce é sacrificado após perambular perto de aeroporto nos EUA e caso gera polêmica

Um alce foi sacrificado após perambular por uma estrada perto do Aeroporto Internacional de Bradley, em Connecticut, nos Estados Unidos, informou o Departamento de Energia e Proteção Ambiental (Deep) no sábado (10). O caso gerou polêmica entre os moradores locais, pois o animal foi morto mesmo sem motivo aparente. As autoridades decidiram abater o alce após imagens dele andando perto do aeroporto na sexta-feira (9) serem divulgadas nas redes sociais. […]

today12 de junho de 2023 26

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%