G1 Santos

Simone Tebet visita desabrigados após temporal que atingiu o litoral de SP: ‘atenção emergencial’

today20 de fevereiro de 2023 12

Fundo
share close

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), visitou na manhã desta segunda-feira (20) um dos centros de acolhimento montados pela Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo. o local recebe e dá suporte a 190 pessoas desalojadas após as fortes chuvas que castigaram a região. O volume de chuva ultrapassou os 400 mm. “É hora de dar a atenção emergencial”, disse ela, que garantiu todos os recursos necessários às vítimas.

“Um vez decretada calamidade pública, reconhecida pelo governo federal, todos os recursos necessários estão disponíveis para Guarujá [e Bertioga]”, disse ela, que destacou a parceria entre os governos estadual e federal.

Simone Tebet disse que o ministério do Planejamento e Orçamento entrou na esfera de cooperação, que vai acompanhar o que for solicitado pelo prefeito Válter Suman (PSDB) e pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) .



“Não podemos deixar que pessoas e famílias fiquem em situação de risco. Agora temos que acomodar essas pessoas e ,junto com a Caixa, ver o levantamento de verbas, agilizar e proteger da melhor forma cada um deles”.

Em Guarujá para o Carnaval

A ministra comentou que veio passar o carnaval em Guarujá e pôde acompanhar de perto todo transtorno causado pelo temporal, que começou no sábado (18). “Eu nunca tinha vista uma chuva tão intensa em tão pouco tempo. Imaginei que a situação estivesse precisando de parceria com o Governo Federal”.

Simone Tebet contou que iria para São Sebastião, no litoral Norte, para acompanhar a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas como os acessos pela estradas estão bloqueados, decidiu permanecer em Guarujá. A previsão é sair da cidade à tarde.

“Não vim apenas conhecer a região, mas eu também vim ver quais são as medidas que o município está tomando e me colocar à disposição do prefeito para liberação dos recursos que se fizerem necessário”.

A ministra destacou o trabalho realizado pela Defesa Civil do município. “As equipe me pareceram muito competente e proativas. Eles se preveniram e não tivemos vítima fatal. Mas, agora, é hora de dar a atenção emergencial”.

De acordo com ela, o temporal que atingiu a região foi uma fatalidade e que as famílias afetadas não podem ficar esquecidas. “Isso tudo foi uma tragédia e não vamos nos esquecer depois dessas pessoa que estão prejudicadas”. A ministra destacou que as vítimas devem ter preferência no levantamento de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e na construção de casas populares.

Simone Tebet finalizou a visita dizendo que todas as famílias serão assistidas pelo Governo Federal. “Foi uma determinação do presidente Lula que os ministros estejam engajados nessa, que é uma das maiores tragédias, consideradas dos últimos anos”.

O temporal começou na tarde de sábado (18) e só perdeu intensidade na tarde de domingo (19), quando já havia chovido 683 milímetros em Bertioga, cidade que registrou o maior volume de água. O município fica colado em São Sebastião, no litoral norte, cidade mais afetada pela tragédia – foram registradas 35 mortes e outras tantas pessoas permanecem desaparecidas.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-e-capturado-por-homicidio-apos-ter-sido-denunciado-por-ameacar-moradores-com-sucatas-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Homem é capturado por homicídio após ter sido denunciado por ameaçar moradores com sucatas no litoral de SP

Um homem foi preso após ser denunciado por ameaçar moradores com sucatas, na região de Mangue Seco, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo a prefeitura, o indivíduo era suspeito de cometer um crime de homicídio, no bairro Santo Antônio, na mesma cidade. De acordo com o Executivo, diversas pessoas registraram denúncias na Ouvidoria Municipal sobre as atitudes do homem, que agia de forma agressiva. Ele jogava pedaços de […]

today20 de fevereiro de 2023 22

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%