G1 Santos

Sistema de combate a enchentes é inaugurado em Santos, SP

today19 de maio de 2023 2

Fundo
share close

O sistema contra enchentes causadas pelas chuvas na Zona Noroeste, em Santos, no litoral de São Paulo, foi inaugurado nesta sexta-feira (19). O equipamento que prevê pôr fim aos alagamentos naquela região conta com três bombas de sucção, uma estação elevatória, um canal e uma comporta, e funciona em quatro situações (entenda abaixo).

A inauguração foi marcada pela entrega da placa “Engenheiro Marcos Diniz”, que dá nome ao sistema. Estiveram presentes no evento o Prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e Felipe Diniz, filho mais velho do engenheiro Marcos Diniz.

A estrutura foi construída no final da Avenida Haroldo de Camargo e, segundo o prefeito, vai conter alagamentos principalmente dos bairros Castelo e Areia Branca. O equipamento, que foi testado no último dia 11, tem um reservatório com capacidade para 4,250 milhões de litros [que equivale ao volume de três piscinas olímpicas]. O sistema funciona em quatro situações:



  • Em caso de chuva fraca com maré baixa: as comportas permanecem abertas e a água flui, por gravidade, para o Rio dos Bugres, que desagua no canal do Estuário;
  • Com chuva fraca e maré alta: as comportas se fecham e a água fica armazenada no reservatório de acumulação. As bombas retiram gradativamente a água, lançando-a no rio;
  • Com chuva forte e maré baixa: parte da água é retida pelas comportas;
  • Com chuva forte e maré alta: as comportas permanecem fechadas, com todas as bombas funcionando ao mesmo tempo para lançar o volume no Rio dos Bugres.

Sistema contra enchentes na Zona Noroeste, em Santos, SP, foi testado no último dia 11 — Foto: Luciana Moledas

Foram investidos R$ 38,5 milhões nas bombas, sendo R$ 22 milhões oriundos de empréstimo do FGTS (Programa Avançar Cidades), supervisionado pela Caixa Econômica Federal. O restante da aplicação foi contrapartida do orçamento municipal.

A EEC7 faz parte do programa de macrodrenagem Santos Novos Tempos (SNT), que prevê um conjunto de 14 sistemas de comportas e 13 estações elevatórias, com operação completa prevista para estar em atuação até 2028.

Sistema para combater enchentes na Zona Noroeste tem reservatório com capacidade para 4,250 milhões de litros — Foto: Luciana Moledas

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-demonio-ta-solto!-weber-pauta-julgamento-sobre-descriminalizacao-de-drogas

Pleno News

O demônio tá solto! Weber pauta julgamento sobre descriminalização de drogas

Marco Feliciano - 19/05/2023 17h47 Weber pauta julgamento sobre descriminalização de drogas Foto: Pleno.News A ministra Rosa Weber retomará, nesta próxima quarta-feira (24), no Supremo Tribunal Federal (STF), o julgamento a respeito da descriminalização das drogas para consumo próprio. Essa proposta é o prenúncio de uma tragédia anunciada; pois, famílias serão vítimas de viciados que farão de tudo para conseguir a próxima dose, vendendo o que encontrarem dentro de casa […]

today19 de maio de 2023 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%