G1 Mundo

Sobe para 12 o número de mortos em desabamento em mina na Venezuela perto da fronteira com o Brasil

today10 de dezembro de 2023 3

Fundo
share close

Subiu para 12 o número de mortos no desabamento de uma mina no sul da Venezuela, na cidade de Gran SAbana, em Bolívar, estado que faz fronteira com o Brasil. No acidente, que aconteceu na quarta-feira (6), três brasileiros ficaram feridos.

Neste sábado (9), o vice-ministro de gestão e proteção, Carlos Pérez Ampueda, atualizou o número de vítimas em uma rede social:

Foi registrado o “colapso de uma mina em San José de Wadamapa”, em Bolívar, informou o vice-ministro na rede social X (antigo Twitter). “Está previsto o traslado dos 12 corpos sem vida para Puerto Ordaz”, capital do estado.



Na região vive a comunidade indígena de Ikabarú.

Na comunidade já tinha ocorrido em novembro um “colapso parcial” que deixou feridos, segundo a ONG Provea.

Pérez Ampueda afirmou que o governo está atendendo esta comunidade através de operações aéreas para levar “apoio humanitário”. “Foi realizada entrega de alimentos, medicamentos, material cirúrgico descartável, hidratação e provisões”.

Veja onde fica região de mina que desabou na Venezuela — Foto: Veronica Medeiros/g1

Bolívar é um estado mineiro. Na região fica o Arco Mineiro do Orinoco, uma área de 112.000 km2 com grandes reservas de ouro, diamantes, ferro, bauxita, quartzo e coltan, que abrange uma parte da Amazônia.

A faixa é explorada pelo governo, mas também por grupos ilegais e criminosos.

A Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) informou recentemente sobre várias operações para desalojar garimpeiros ilegais, especialmente no Parque Nacional Yapacana.

Segundo Provea, na região mineira da Venezuela também trabalham crianças e mulheres por “longas e extenuantes horas” sem equipamento de proteção e em condições inseguras.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

colombia-vai-deixar-de-multar-usuarios-de-drogas

G1 Mundo

Colômbia vai deixar de multar usuários de drogas

Um decreto do Executivo, divulgado neste sábado (9) por veículos de imprensa locais, suspendeu a vigência das sanções contra "o porte de substâncias entorpecentes ou psicotrópicas", que sejam de uso pessoal e não para venda. A medida não altera as penas de até 20 anos de prisão para crimes de narcotráfico, previstas na lei colombiana, mas acaba com as multas equivalentes a US$ 50 (R$ 245,7 na cotação atual), que […]

today10 de dezembro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%