G1 Santos

Sobe para 34 o número de mortos em confrontos com a PM em operação no litoral de SP

today27 de fevereiro de 2024 5

Fundo
share close

De acordo com o boletim de ocorrência (BO), o tiroteio aconteceu por volta de 22h20 de segunda-feira (26), no Caminho Doutor Geraldo Soares Novaes. Os PMs estavam em patrulhamento quando avistaram um grupo de homens, que fugiu ao notar a presença policial. Os agentes saíram da viatura e tentaram acompanhá-los, sem sucesso.

Quando os policiais voltaram para o carro, porém, três outros homens apareceram e efetuaram disparos. Os PMs revidaram e, no confronto, um dos suspeitos foi atingido. Os dois comparsas correram, mas, ainda assim, enquanto subiam a escadaria do morro dispararam mais vezes.

Os policiais acionaram socorro para o homem baleado, que não havia sido identificado até o registro do boletim de ocorrência. Uma equipe, tampouco identificada no BO, o encaminhou à Santa Casa de Santos, onde a morte foi constatada.



Morte decorrente de intervenção policial

Na fuga, os homens deixaram uma mochila preta com drogas. A polícia também apreendeu um revólver, com numeração raspada, encontrado junto ao corpo do suspeito baleado. Havia três munições intactas, uma picotada e uma deflagrada.

Foi requisitada perícia técnica para o local do confronto, além de exame residuográfico para todos os envolvidos. Os dois fuzis e a pistola em posse dos policiais também foram apreendidos.

O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial, drogas sem autorização ou em desacordo e homicídio tentado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santos. Posteriormente, foi encaminhado ao 2º Distrito Policial (DP), área de circunscrição do ocorrido.

Questionada, a Prefeitura de Santos informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não atendeu a ocorrência. O g1 entrou em contato com a Santa Casa de Santos, que disse não poder informar sobre o caso sem o nome do suspeito.

A Operação Verão foi estabelecida na Baixada Santista desde dezembro de 2023. No entanto, as 2ª e 3ª fases, que, respectivamente, contaram com reforço policial e instalação do gabinete de Segurança Pública em Santos, foram decretadas logo após os assassinatos do soldado PM Samuel Wesley Cosmo, no último dia 2, e do cabo José Silveira dos Santos, no dia 7 de fevereiro.

A atual fase da operação, inclusive, contou com a presença do gabinete da SSP-SP na região. A pasta esteve sediada na Baixada Santista durante 13 dias. As mortes dos suspeitos em confrontos com a polícia passaram a ser contabilizadas desde o último dia 7 deste mês.

Segundo a SSP, desde o início da Operação Verão, em 18 de dezembro, até esta terça-feira, 797 criminosos foram presos, incluindo 301 procurados pela Justiça, e 562,4 quilos de drogas retiradas das ruas. Além disso, 86 armas ilegais, incluindo fuzis de uso restrito, foram recolhidos. Todos os casos de mortes em confronto são investigados.

Policiais militares Marcelo Augusto da Silva, Samuel Wesley Cosmo e José Silveira dos Santos, mortos na Baixada Santista (SP) — Foto: Reprodução/Redes Sociais e g1 Santos

No dia 26 de janeiro, o policial militar Marcelo Augusto da Silva foi morto na rodovia dos Imigrantes, na altura de Cubatão. Ele foi baleado enquanto voltava para casa de moto. Uma grande quantidade de munições estava espalhada na rodovia. O armamento de Marcelo, no entanto, não foi encontrado.

Segundo a Polícia Civil, Marcelo foi atingido por um disparo na cabeça e dois no abdômen. Ele integrava o 38º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) de São Paulo, mas fazia parte do reforço da Operação Verão em Praia Grande (SP).

No dia 2 de fevereiro, o policial das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) Samuel Wesley Cosmo morreu durante patrulhamento de rotina na Praça José Lamacchia. O agente chegou a ser socorrido para a Santa Casa de Santos (SP), mas morreu na unidade.

Uma gravação de câmera corporal obtida pelo g1 mostra o momento em que o soldado da Rota foi baleado no rosto durante um patrulhamento no bairro Bom Retiro (assista abaixo).

Vídeo mostra o PM da Rota sendo baleado no rosto em viela no litoral de SP

Vídeo mostra o PM da Rota sendo baleado no rosto em viela no litoral de SP

Cinco dias depois, o cabo PM José Silveira dos Santos, do 2⁰ Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), morreu ao ser baleado durante patrulhamento no bairro Jardim São Manoel, em Santos. Na ocasião, outro policial militar foi baleado e internado – ele recebeu alta médica na última quarta-feira (21).

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

baixada-santista-registra-seis-mortes-suspeitas-de-dengue-em-2024

G1 Santos

Baixada Santista registra seis mortes suspeitas de dengue em 2024

De acordo com o governo estadual, estão sendo investigadas mortes suspeitas de dengue em Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Praia Grande, Santos e São Vicente. Ao todo, foram confirmados 1.570 casos de dengue na Baixada Santista, além de 1.279 casos em investigação, 2.849 casos prováveis e outros 1.608 descartados. A Secretaria de Saúde de Cubatão informou que uma morte confirmada em 9 de fevereiro está em investigação pelo Instituto de Análises Clínicas […]

today27 de fevereiro de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%