G1 Santos

Sobe para 50 o número de mortos pela PM em confrontos na Operação Verão

today22 de março de 2024 7

Fundo
share close

Dois homens, de 21 e 25 anos, foram baleados e mortos por policiais militares durante confrontos no bairro do Saboó e na comunidade do Morro do Tetéu, no bairro Caneleira, em Santos, no litoral de São Paulo, nesta sexta-feira (22). Os agentes atuavam pela Operação Verão que, agora, soma 50 mortes em 48 dias de ação.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) confirmou que a 49ª morte da Operação Verão foi registrada em um confronto com policiais militares, na madrugada desta sexta-feira (22), no bairro Saboó, em Santos, onde dois suspeitos foram baleados.

Segundo a pasta, os agentes foram até a Rua Maria Mercedes Fea verificar uma denúncia de tráfico de drogas, quando viram três homens em atitude suspeita, sendo dois deles armados. Ao perceberem a aproximação dos policiais, um deles teria apontado a arma para os PMs, que revidaram.



Matheus Souza Santos, de 21 anos, foi baleado, enquanto os comparsas fugiram. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Santa Casa de Santos, mas não resistiu e morreu na unidade. Com ele, a polícia apreendeu um revólver calibre 357, rádios comunicadores, R$ 939 e uma mochila com ecstasy, haxixe, skunk, cocaína e maconha.

Um dos comparsas acabou preso após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central. Os policiais o abordaram e ele confessou que estava traficando drogas, quando a PM chegou e houve troca de tiros. Ele foi baleado na fuga. O homem passou por atendimento, foi levado à delegacia e permanece à disposição da Justiça.

Exames periciais foram solicitados ao Instituto de Criminalística (IC) e Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial, tráfico e associação para o tráfico de drogas, lesão corporal decorrente de intervenção policial e tentativa de homicídio no 5° Distrito Policial (DP) de Santos.

De acordo com o boletim de ocorrência obtido pelo g1, na tarde desta sexta-feira (22), PMs do 5° Batalhão de Polícia de Choque (5° BPChq) atuavam pela Operação Verão, no Morro do Tetéu, quando encontraram três homens em atitude suspeita na Rua das Pedras, sendo que dois deles estavam armados.

De acordo com os policiais, um dos suspeitos teria se assustado e, como consequência, os comparsas puxaram as armas e apontaram para os PMs, que revidaram. Marcelo Pontes, de 25 anos, foi atingido e caiu no chão.

Ele morreu no local e, ao lado do corpo, foram encontradas uma arma calibre 9 mm e uma mochila com 545 porções de maconha, 279 pinos de cocaína, 91 pedras de crack, 13 frascos de lança-perfume, R$ 2.119, além de outros objetos utilizados para anotações, comunicação e pagamentos.

Um dos suspeitos deitou no chão e se entregou à polícia. O terceiro envolvido, de 47 anos, foi baleado e conseguiu escapar. Na fuga, ele deixou pelo caminho uma pistola glock calibre 9 mm, que também foi apreendida.

Durante as buscas pelo homem, os policiais foram informados sobre o local onde o suspeito baleado estaria escondido. Ele foi encontrado com uma perfuração no tórax e mas consciente. O homem foi socorrido e levado à Santa Casa de Santos.

Vídeo mostra o PM da Rota sendo baleado no rosto em viela no litoral de SP

Vídeo mostra o PM da Rota sendo baleado no rosto em viela no litoral de SP

PM da Rota morto era da capital de SP e estava em serviço quando foi atingido por criminosos — Foto: Arquivo Pessoal

A Operação Escudo foi deflagrada na região após a morte do PM da Rota Patrick Bastos Reis, em julho de 2023. Na ocasião, o agente foi baleado durante patrulhamento em Guarujá (SP).

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cidades-do-litoral-de-sp-arrecadam-chocolates-e-recursos-para-a-pascoa-2024;-veja-como-participar

G1 Santos

Cidades do litoral de SP arrecadam chocolates e recursos para a Páscoa 2024; veja como participar

Entidades do litoral de São Paulo realizam campanhas de arrecadação de chocolates e recursos para a Páscoa de 2024. Os fundos sociais de solidariedade de Santos e São Vicente recebem doações de bombons e ovos de chocolate, que serão destinados às crianças atendidas por instituições das cidades. Guarujá, por sua vez, realizará o Bazar Solidário de Páscoa neste final de semana. Confira abaixo mais detalhes das campanhas: O Fundo Social […]

today22 de março de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%