G1 Mundo

Soldado norte-americano que cruzou fronteira para a Coreia do Norte já está sob custódia dos EUA

today27 de setembro de 2023 15

Fundo
share close

A Coreia do Norte decidiu na manhã desta quarta-feira (27) expulsar o soldado norte-americano Travis King, que admitiu ter cruzado a fronteira entre Coreia do Sul e Coreia no Norte intencionalmente, informou a KCNA, a mídia estatal de Pyongyang.

O militar já está sob custódia do governo dos Estados Unidos, informaram autoridades à agência de notícias Associated Press. No início da tarde, Washington disse esperar que King chegasse em solo norte-americano “nas próximas horas”.

De acordo com um comunicado da agência norte-coreana, Travis King “confessou que havia decidido ir para a Coreia do Norte porque nutria ressentimentos contra maus-tratos desumanos e discriminação racial dentro do exército dos EUA”.



O soldado visitava a Zona Desmilitarizada da Coreia com um grupo turístico em 18 julho quando, de repente, saiu correndo e ultrapassou o limite da fronteira entre as duas nações, entrando no território norte-coreano.

Mapa destaca a Zona Desmilitarizada entre as Coreias — Foto: Arte g1

Travis King, que se alistou em 2001 no Exército norte-americano, atingiu o cargo de batedor de cavalaria na Força Rotacional Coreana, que é parte de um acordo de décadas dos Estados Unidos para proteger a Coreia do Sul.

O soldado tem um histórico conflituoso nas Forças Armadas. Ele foi acusado duas vezes de agressão na Coreia do Sul. Em um dos casos, confessou ser culpado de agressão e por destruir propriedade pública depois de danificar um carro da polícia durante um discurso, cheio de palavrões, contra os coreanos, segundo documentos judiciais.

Após sair da prisão especial para militares norte-americanos e outros estrangeiros, King ficou na base dos EUA na Coreia do Sul por uma semana, segundo a agência de notícias Yonhap.

Autoridades norte-americanas que não quiseram se identificar afirmaram que King passaria por um processo disciplinar militar após retornar a sua casa, em Fort Bliss, no estado do Texas.

Soldado americano cruza a fronteira da Coreia do Norte após ficar detido na Coreia do Sul

Soldado americano cruza a fronteira da Coreia do Norte após ficar detido na Coreia do Sul




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

nove-pessoas-sao-presas-apos-incendio-matar-113-em-festa-de-casamento-no-iraque

G1 Mundo

Nove pessoas são presas após incêndio matar 113 em festa de casamento no Iraque

A principal suspeita é que houve uso de fogos de artifício dentro do salão, que incendiaram estruturas inflamáveis existentes no local. Segundo esse funcionário, o ambiente também tinha falhas de segurança. O fogo causou o desabamento de partes do imóvel por conta do uso de materiais de construção baratos e altamente inflamáveis que ruíram minutos depois do início do incêndio", disse a defesa civil do Iraque. A tragédia aconteceu no […]

today27 de setembro de 2023 21

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%