G1 Santos

SP tem 500 desabrigados e 4 mortes por conta das chuvas

today21 de janeiro de 2024 6

Fundo
share close

Os municípios mais atingidos são Sorocaba (SP) e Socorro (SP), na região de Campinas. As cidades vão receber ajuda humanitária do governo de São Paulo. “Foram enviados para o município de Sorocaba cerca mil itens de ajuda humanitária e cerca de 600 itens para Socorro”. Veja os números:

  • Sorocaba (SP): 486 desabrigados
  • Socorro (SP): 14 desabrigados



Um dia após temporal, moradores ainda sofrem com alagamentos em regiões de Sorocaba

Um dia após temporal, moradores ainda sofrem com alagamentos em regiões de Sorocaba

Imagens mostram ruas tomadas pela água após temporal em Socorro (SP)

Imagens mostram ruas tomadas pela água após temporal em Socorro (SP)

Banhistas são atingidos por raio em praia do litoral de SP

Banhistas são atingidos por raio em praia do litoral de SP

Alerta de temporais continua

A Defesa Civil estadual continua em alerta para fortes temporais neste final de semana. A região de Campinas (SP) está entre as que podem registrar maior quantidade de chuvas.

risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte.

Socorro ficou alagada pelas chuvas do sábado — Foto: Jeferson Salgueiro/Help Fly Drones

Orientações da Defesa Civil do estado

👉 Para evitar acidentes em caso de raios, ao aviso de tempestade ou ao escutar trovões, abrigue-se imediatamente em uma edificação, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos e evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis; desconecte aparelhos eletrônicos das tomadas; não utilize aparelhos conectados às fiações telefônica e elétrica;

👉 Se estiver em qualquer área aberta, como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, saia imediatamente; mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d’água; afaste-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame etc.;

👉 Não solte pipas e não carregue objetos como canos e varas; evite dirigir e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo; quando dirigindo sob chuva, evite passar e estacionar perto de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes, escadas e outras estruturas que não pareçam seguras.

👉 Durante tempestades, é importante evitar áreas arborizadas devido ao risco de quedas de árvores. Caso haja queda de raios, procure abrigo em edificações. Nas áreas alagadas com enxurradas, uma lâmina com 15 cm de profundidade pode arrastar pessoas e, a partir de 30 cm, já é capaz de levar um automóvel.

👉 Os temporais podem provocar fortes rajadas de vento, com risco de queda de árvores e danos em construções quando as rajadas chegam a 75km/h. Em cenários mais críticos, os vendavais com velocidade a partir de 90km/h podem arrancar árvores e provocar danos estruturais em construções. Nestes casos, procure um abrigo seguro, evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis; mantenha distância de janelas, vidros e objetos perfurantes; abandone atividades com andaimes e encaixes metálicos; e, ao dirigir, evite se aproximar de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes e outras estruturas frágeis.

👉 Moradores de áreas de encosta precisam observar sinais de movimentação do solo. Antes de grandes deslizamentos, fique atento a rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados e água lamacenta escorrendo pelo morro. Diante de qualquer um destes sinais, o local deve ser abandonado imediatamente.

👉 Caso um fio energizado caia sobre o veículo, os ocupantes devem permanecer dentro do automóvel e ligar para o serviço de emergência. Se o carro começar a pegar fogo, ele deve ser abandonado, mas existe um modo correto de sair. Não toque nas partes metálicas e pise com os dois pés no chão. Depois, afaste-se dando pulos, sempre pisando os dois pés no chão ao mesmo tempo, até pelo menos 10 metros do local da queda do fio.

👉 Mantenha-se informado por meios oficiais para receber informações atualizadas sobre as condições climáticas e possíveis alertas. Busque sempre os canais oficiais da Defesa Civil por meio do @defesacivilsp e, agora, também pelo canal do WhatsApp na aba Atualizações, Canais Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Região do Parque das Águas, em Sorocaba (SP), permanece alagada neste domingo (21) — Foto: Wagner Byrinait

VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

raio-que-atingiu-sete-banhistas-no-litoral-de-sp-acende-alerta;-veja-outros-flagrantes-impressionantes

G1 Santos

Raio que atingiu sete banhistas no litoral de SP acende alerta; veja outros flagrantes impressionantes

Segundo o tenente, as tempestades de verão são perigosas e ocasionam fatalidades nas praias do litoral paulista todos os anos. "O tempo fechou, a praia acabou. Todo mundo deve encerrar as atividades e ir para casa". Souza afirmou que a tempestade chega de maneira rápida, mas não instantânea, permitindo que os banhistas a percebam previamente. "Dá para perceber que o tempo está fechando. As nuvens ficam mais escuras". Uma mulher […]

today21 de janeiro de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%