G1 Santos

SPA publica edital para interessados em administrar a Ferrovia Interna do Porto de Santos

today5 de setembro de 2022 17

Fundo
share close

Titular do contrato de cessão será responsável pela gestão, operação, manutenção e expansão do empreendimento por 35 anos.

SPA lançou edital para interessados em administrar Ferrovia Interna do Porto de Santos — Foto: SPA/Divulgação



A Santos Port Authority (SPA) publicou, nesta segunda-feira (5), um edital de chamamento público para a identificação de interessados em constituir a concessionária que administrará a Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), no litoral de São Paulo. O projeto foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em julho deste ano.

Segundo a SPA, o titular do contrato de cessão será responsável pela gestão, operação, manutenção e expansão do empreendimento por 35 anos e terá que realizar investimentos de R$ 891 milhões, sendo que a maior parte deverá ser investida nos primeiros cinco anos.

O edital e os anexos estão disponíveis no site do Porto de Santos neste link e o aviso será publicado no Diário Oficial da União (DOU). Os interessados em se habilitar para constituir a Fips deverão encaminhar os documentos, em até 15 dias úteis, contados da data de aviso da publicação do edital no DOU, para o e-mail chamamento.fips@brssz.com.

No e-mail, os interessados devem apresentar a relação de documentos prevista no edital. A decisão pela aprovação dos interessados será publicada no site da SPA em até 5 dias úteis após o prazo da submissão, podendo, durante a avaliação, ser solicitado esclarecimentos e/ou documentos complementares.

O contrato associativo é a principal inovação da Fips, em que os habilitados compartilharão custos e operações. Ao longo da vigência contratual, serão realizados chamamentos públicos a cada dois dias, de forma a garantir o ingresso de novos associados na administração. Segundo a SPA, a estimativa é assinar o contrato ainda neste ano.

A SPA afirmou que as obras deverão começar com a aprovação do projeto executivo, sendo as principais intervenções:

  • Pátio ferroviário entre o canal 4 e a Ponta da Praia, dotado de 3 vias férreas para atendimento aos terminais de celulose;
  • Viadutos para eliminação de passagem de nível na região do Canal 4-Marinha;
  • Passarelas de pedestres entre o Canal 4 e Ponta da Praia;
  • “Pera” ferroviária, dois viadutos e passarela na região de Outeirinhos;
  • Passarelas de pedestres na altura do canal do mercado e na Alfândega; e
  • Novo viário da 2ª entrada do Porto de Santos, no Saboó.

De acordo com a SPA, a capacidade ferroviária do complexo portuário de Santos está próxima da saturação, com 94% de utilização. Além disso, precisa ser expandida para dar vazão com eficiência à movimentação futura, cuja projeção é dobrar no prazo de 5 a 10 anos.

Atualmente, a capacidade ferroviária do complexo portuário é de 50 milhões de toneladas por ano e necessita alcançar 115 milhões de toneladas/ano para escoar o volume oriundo das ferrovias que deságuam no Porto de Santos (MRS, Rumo e VLI).

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tudo-pronto-para-o-desfile-civico-militar-da-independencia,-nesta-terca-feira

Prefeitura de Guarujá

Tudo pronto para o Desfile Cívico-militar da Independência, nesta terça-feira

Na Avenida Santos Dumont, em Vicente de Carvalho, os serviços de zeladoria foram intensificados para receber as escolas da rede municipal de ensino e agremiações militares A Prefeitura de Guarujá finalizou os serviços de zeladoria na Avenida Santos Dumont, em Vicente de Carvalho, deixando tudo pronto para o tradicional Desfile Cívico-militar, comemorativo ao bicentenário da Independência do Brasil, que acontece nesta terça-feira (6), a partir das 9 horas, com a participação […]

today5 de setembro de 2022 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%