Gospel Prime

STF libera R$ 16,7 milhões mensais a mais para juízes federais

today26 de dezembro de 2023 3

Fundo
share close

A Justiça Federal passou a receber um adicional de R$ 16,7 milhões a mais em seus contracheques a partir de dezembro deste ano, após o Supremo Tribunal Federal (STF) recusar-se a analisar um recurso da União contrário ao pagamento.

A decisão, publicada na quarta-feira (20), permitiu o pagamento até a retomada das atividades do STF, em fevereiro, quando o ministro Dias Toffoli decidirá sobre o recurso. Os valores se referem a um adicional por tempo de serviço para magistrados federais que ingressaram antes de 2006.

A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu no mesmo dia, e o ministro Barroso negou analisar o caso. Uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já havia incorporado essa verba aos contracheques da magistratura federal como subsídio.

Recentemente, a Justiça estadual, com base em decisão do STF em um caso semelhante, entrou com uma ação pedindo a incorporação do adicional, o que foi concedido. O Conselho de Justiça Federal deu início ao pagamento, e o Tribunal de Contas da União (TCU) abriu processo determinando a suspensão.

A Associação dos Juízes Federais (Ajufe) recorreu ao STF contra o TCU e obteve decisão favorável. A AGU pediu efeito suspensivo imediato do pagamento, argumentando que o TCU agiu administrativamente contra uma despesa já incorporada aos rendimentos da magistratura federal.



A Ajufe defende a independência do Poder Judiciário e a competência do CNJ e do Conselho da Justiça Federal para decidir sobre o orçamento. Alega que os pagamentos são constitucionais e estão compreendidos no orçamento da Justiça Federal, sem a necessidade de incremento orçamentário.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

praia-grande-se-torna-novo-horizonte-imobiliario-na-baixada-santista

G1 Santos

Praia Grande se torna novo horizonte imobiliário na Baixada Santista

Praia Grande, uma cidade com apenas 55 anos de história, está emergindo como um dos centros de crescimento imobiliário mais dinâmicos do estado de São Paulo. Comparada a Santos, cidade litorânea com 475 anos, Praia Grande mostra um grande processo de verticalização e expansão de mercado. Além de ter espaço para grandes construções, a cidade também chama a atenção de investidores por conta de sua beleza natural. As praias também […]

today26 de dezembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%