Gospel Prime

STF usurpa Congresso e pauta descriminalização de drogas

today24 de maio de 2023 1

Fundo
share close

Após quase oito anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) pode voltar a julgar nesta quarta-feira (24) uma ação que discute a descriminalização do porte de drogas para consumo.

Os defensores da liberação do porte de pequenas quantidades para uso pessoal argumentam que a criminalização fere princípios constitucionais, como o direito à privacidade de cada indivíduo.

Eles também afirmam que a criminalização não tem mostrado resultados na redução do consumo e do tráfico.

Por outro lado, os críticos da descriminalização acreditam que a medida teria o efeito de aumentar ainda mais o consumo e o tráfico.

Há também questionamentos sobre se o STF deveria decidir sobre essa questão, ou se apenas o Congresso poderia liberar o porte para consumo, aprovando uma mudança na lei atual.



Quando o julgamento foi iniciado, em 2015, três ministros decidiram a favor da descriminalização. No entanto, apenas Gilmar Mendes votou pela liberação para qualquer tipo de droga, enquanto Luís Roberto Barroso e Edson Fachin votaram para restringir a medida à maconha, por considerá-la uma droga mais leve.

O caso foi interrompido por um pedido de vista do então ministro Teori Zavascki, que faleceu em 2017. Embora a ação esteja liberada para voltar à pauta desde o final de 2018, a forte oposição do ex-presidente Jair Bolsonaro acabou contribuindo para o adiamento da retomada do julgamento, de acordo com juristas que acompanham o tema.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

museu-do-cafe-comemora-o-dia-da-bebida-com-programacao-gratuita-em-santos,-sp

G1 Santos

Museu do Café comemora o dia da bebida com programação gratuita em Santos, SP

O Museu do Café, em Santos, no litoral de São Paulo, vai realizar uma programação especial para comemorar o dia do café. A ideia é proporcionar ao público experiências relacionadas a essa bebida tão presente na cultura brasileira. As atividades serão realizadas nesta quarta-feira (24) e a entrada é gratuita. A comemoração começa às 9h, com o workshop “Espresso de excelência”, que será apresentado ao verdadeiro 'espresso italiano' e as […]

today24 de maio de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%