G1 Santos

STJ manda convocar Robinho para participar do processo que discute o cumprimento da pena no Brasil

today23 de fevereiro de 2023 17

Fundo
share close

Na decisão, a ministra intimou a Procuradoria-Geral da República (PGR) para que consulte os bancos de dados e indique um endereço válido do jogador para que ele possa ser notificado sobre a convocação, cujo termo técnico é citação. Essa é a primeira fase do processo de homologação, que é a validação da condenação.

Ao tomar a decisão, a presidente do STJ destacou que, em exame preliminar, o pedido da Justiça Italiana atende aos requisitos para que seja reconhecida a sentença do país europeu. Entretanto, a ministra deixou claro que a Corte Especial do órgão ainda não se pronunciou sobre o caso, em que pese, ainda cabe contestação [sobre a homologação no Brasil] por parte da defesa de Robinho.

Após a citação do jogador, se a defesa apresentar a contestação, o processo será distribuído a um relator integrante da Corte Especial. Quando não há contestação, a atribuição de homologar [validar] o cumprimento da sentença estrangeira é da presidência do tribunal.



Robinho aparece em foto com Lucas Lima mantendo a forma na Portuguesa Santista; dias depois o meia fechou o retorno ao Santos — Foto: Reprodução/Instagram Lucas Lima

Após o governo italiano ter o pedido de extradição do jogador negado pelo Brasil, que não entrega brasileiros natos a outros países, foi enviado um documento pela homologação da decisão que condenou o Robinho, com o objetivo de que ele cumpra a pena no país de origem. O acesso ao Superior Tribunal de Justiça foi feito por intermédio do Ministério da Justiça.

O ministro Flávio Dino, inclusive, usou as redes sociais para informar ter repassado o documento ao STJ. “O Ministério da Justiça recebeu o pedido da Justiça italiana sobre o ex-jogador Robinho. A admissibilidade administrativa foi efetuada e houve a remessa ao STJ, em cumprimento à Constituição Federal. A tramitação jurisdicional foi iniciada”.

Robinho durante partida de futevôlei em Santos. Mesmo condenado leva vida normal em Santos. — Foto: Arquivo Pessoal

O pedido mais recente do governo italiano, “foi encaminhada à análise do Departamento de Repatriação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, informou o Itamaraty, em nota.

A esse órgão do Ministério da Justiça, autoridade central máxima de cooperação jurídica internacional, compete analisar os processos dessa natureza, uma vez que a Constituição brasileira não permite a extradição de seus cidadãos e Robinho está no país.

Gravações do caso Robinho: “a mulher estava completamente bêbada”

Gravações do caso Robinho: “a mulher estava completamente bêbada”

O crime de violência sexual em grupo aconteceu em 2013, quando Robinho era um dos principais jogadores do Milan, clube de Milão, na Itália. Nove anos após o caso, em 19 de janeiro de 2022, a justiça daquele país o condenou em última instância a cumprir a pena estabelecida.

Robinho foi condenado após ter estuprado junto com outros cinco homens uma mulher albanesa em uma boate em Milão. A vítima, inclusive, estava inconsciente devido ao grande consumo de álcool. Os condenados alegam que a relação foi consensual.

G1 em 1 minuto - Santos: Rosto de Robinho é apagado de escolinha de futebol

G1 em 1 minuto – Santos: Rosto de Robinho é apagado de escolinha de futebol

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

defesa-de-empresario-morto-em-predio-comercial-no-litoral-de-sp-ataca-falha-na-seguranca-do-predio:-‘vamos-buscar-o-responsavel’

G1 Santos

Defesa de empresário morto em prédio comercial no litoral de SP ataca falha na segurança do prédio: ‘vamos buscar o responsável’

A vítima foi baleada no peito dentro da loja no 10º andar do prédio, na Avenida Conselheiro Nébias, no bairro da Encruzilhada, no dia 1 de fevereiro. Thiago e o irmão, que sobreviveu após levar um tiro na virilha, só atendiam com hora marcada e, portanto, haviam agendado com criminoso, que se mostrou interessado em um aparelho celular. O homem teria apresentado documentos falsos para ter acesso aos elevadores e, […]

today23 de fevereiro de 2023 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%