G1 Mundo

Suposto chefe do Estado Islâmico é morto na Síria em operação do serviço de inteligência turco, diz Erdogan

today1 de maio de 2023 11

Fundo
share close

O “suposto chefe” do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) foi morto na Síria em uma operação do serviço de inteligência turco, afirmou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, neste domingo (30).

“O suposto chefe do Estado Islâmico, cujo codinome era Abu Hussein al-Qurachi, foi neutralizado em uma operação realizada ontem pelo MIT [serviços secretos turcos] na Síria”, disse o chefe de Estado turco em entrevista à televisão.

De acordo com a agência Reuters, Erdogan informou que o serviço de inteligência estava em busca de Qurashi há muito tempo.



De acordo com um correspondente da AFP no norte da Síria, os serviços de inteligência turcos e a polícia militar local apoiada pela Turquia cercaram uma área perto da cidade de Jindires, na região de Afrin (noroeste), no sábado (29).

Moradores do local questionados pela AFP indicaram que foi realizada uma operação contra uma fazenda abandonada que serviu no passado como escola islâmica.

Em meados de abril, tropas americanas transportadas de helicóptero atacaram no norte da Síria um chefe do EI que planejava ataques na Europa e no Oriente Médio. O alvo “provavelmente” foi morto, anunciou o Exército americano.

Apesar de sua derrota territorial, o Estado Islâmico ainda realiza ataques na Síria.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ataque-russo-mata-uma-pessoa-e-deixa-tres-feridos-na-regiao-ucraniana-de-kherson

G1 Mundo

Ataque russo mata uma pessoa e deixa três feridos na região ucraniana de Kherson

Um ataque russo na região ucraniana de Kherson (sul) deixou um morto e três feridos, informou, nesta segunda-feira (1º), o chefe da administração militar regional. A Rússia lançou, na madrugada de segunda, mísseis contra cidades ucranianas. As forças de Kiev asseguram ter derrubado a maioria dos mísseis. "O exército russo atacou bairros residenciais de áreas povoadas da região e o prédio de uma instituição estatal no centro de Kherson", informou […]

today1 de maio de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%