G1 Mundo

Suprema Corte vai julgar se Trump tem imunidade presidencial em caso sobre tentativa de fraude nas eleições de 2020

today28 de fevereiro de 2024 6

Fundo
share close

Os juízes suspenderam o caso em andamento e irão revisar a rejeição à imunidade decidida por instância inferior no início do mês. O julgamento tem início previsto para a segunda quinzena de abril. A defesa do ex-presidente quer que o caso seja julgado apenas após as eleições presidenciais, em novembro.


Donald Trump em foto do dia 9 de fevereiro



Trump foi presidente dos EUA de 2017 a 2020 e é o favorito do partido republicano a disputar as eleições presidenciais de novembro contra Joe Biden. Sua defesa quer que o caso seja julgado apenas após o pleito.

Três dos nove ministros da Suprema Corte foram indicados por Trump, o que garante uma maioria conservadora na Corte de 6 a 3.

A alegação da defesa foi a de que Trump era presidente à época e, portanto, teria direito a proteções legais, como o impedimento de ser processado criminalmente.

A acusação, porém, argumentou que ele agia como candidato e não como presidente quando pressionou oficiais para tentar mudar o resultado do pleito.

Eleições nos EUA: Entenda processos que podem afetar a candidatura de Trump

Eleições nos EUA: Entenda processos que podem afetar a candidatura de Trump

Depois que o democrata Joe Biden foi eleito presidente dos Estados Unidos em 2020, Trump passou semanas insistindo publicamente que, na verdade, era ele quem tinha vencido. No dia 6 de janeiro de 2021, encorajou uma multidão a ir ao Capitólio enquanto a eleição de Biden era oficializada.

No entanto, no início de fevereiro, juízes do Tribunal de Apelações do Distrito de Columbia, nos Estados Unidos, rejeitaram o pedido. O julgamento desse caso havia sido marcado para março deste ano, mas os juízes decidiram adiá-lo, e ainda não marcaram uma nova data.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

aos-81-anos,-biden-faz-check-up-anual-e-brinca-com-resultado:-‘eles-acham-que-eu-pareco-jovem-demais’

G1 Mundo

Aos 81 anos, Biden faz check-up anual e brinca com resultado: ‘Eles acham que eu pareço jovem demais’

Em meio a questionamentos sobre sua idade, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, brincou ao dizer que os médicos "acham que eu pareço jovem demais". Biden, de 81 anos, realizou um check-up anual nesta quarta-feira (28). Após os exames de rotina, Biden participou de uma mesa redonda sobre segurança pública na Casa Branca, em que foi questionado se apareceu algo "preocupante e que os americanos deveriam saber" nos resultados […]

today28 de fevereiro de 2024 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%