Gospel Prime

Tabuleta com inscrições em hebraico é encontrada no Monte Ebal

today16 de maio de 2023

Fundo
share close

Cientistas israelenses e europeus descobriram recentemente um texto escondido em uma pequena tabuleta de chumbo dobrada que foi encontrada em uma escavação no Monte Ebal, perto de Nablus, na década de 1980. A tabuleta foi submetida a medições tomográficas de raios-x para revelar o texto oculto.

Segundo The Jerusalem Post, a análise epigráfica dos dados revelou uma fórmula de maldição escrita em um script proto-alfabético provavelmente datado da Idade do Bronze Tardia que antecede qualquer inscrição hebraica conhecida em Israel por pelo menos 200 anos.

Desse modo, o achado acaba de ser publicado na revista Heritage Science pelos pesquisadores. A tabuleta não pôde ser aberta sem danificá-la. No entanto, a equipe de cientistas israelenses e europeus realizou medições tomográficas de raios-x com diferentes parâmetros de digitalização para revelar o texto oculto e encontrou a inscrição hebraica.

Nesse sentido, a tradição bíblica (Josué 8:30) menciona que Josué, líder dos israelitas que foi nomeado para assumir o lugar de Moisés, construiu um altar no Monte Ebal como parte de uma cerimônia para renovar o pacto logo após sua volta do Egito para Canaã.

Portanto, a equipe de pesquisa afirma que é possível que as descobertas de Zertal se refiram a este versículo. Eles apontam que a tabuleta de chumbo dobrada, objeto deste artigo, provavelmente se originou do preenchimento dos altares.



Além disso, o projeto recuperou importantes restos florais e faunais, e resultou em 268 fragmentos de cerâmica diagnósticos (95% da Idade do Ferro I, 4,75% da Idade do Bronze e 0,25% do período romano inicial), 75 fragmentos de pedra e 79 pequenos objetos. Entre os objetos estava a tabuleta de chumbo dobrada.

Desse modo, a tabuleta media 2×2 cm e, quando dobrada, tinha 0,3 cm de espessura, enquanto a espessura da única tira de chumbo media apenas 0,4 mm. O laboratório de tomografia de raios-x da República Tcheca realizou várias reconstruções da tabuleta, revelando que a escrita existe no exterior e interior da tabuleta.

Por fim, embora o líder da equipe de pesquisa, o professor Gershon Galil, acredite que todas as 48 letras da inscrição são claras nas imagens de tomografia e que a inscrição data do final do século XIII a.C., outros autores acreditam que ela pode ser ainda mais antiga.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

canto-do maluf-recebe-pavimentacao

Prefeitura de Guarujá

Canto do Maluf recebe pavimentação

Alameda Marechal Floriano Peixoto já foi contemplada com serviços de guias e sarjetas, além da reforma da calçada do lado da praia; ainda serão realizados acessibilidade, lombofaixa e sinalização Os serviços de melhoria da Alameda Marechal Floriano Peixoto, no Morro do Maluf, entraram em fase final. O lugar passa por uma revitalização completa, realizada pela Prefeitura de Guarujá, com direito a visual totalmente novo e mais moderno. Atualmente, o local recebe pavimentação. A […]

today16 de maio de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%