Prefeitura de Guarujá

Tamanduá-mirim surpreende moradores no Morro do Sorocotuba

today28 de fevereiro de 2023 7

Fundo
share close

Outras espécies já foram vistas em Áreas de Proteção Ambiental (APAs) da Cidade, como bicho-preguiça, corujas-buraqueiras e até uma onça-parda, na APA Serra do Guararu

Já são conhecidos, na Cidade, mascotes como o bicho-preguiça que vez ou outra surge na Avenida Puglisi, vindo do maciço da Serra de Santo Amaro; as corujas-buraqueiras, em meio aos arbustos de jundu, na orla da Enseada. Agora, um terceiro mascote, um tamanduá-mirim, começa a ser visto com frequência no Morro do Sorocotuba, também na Aérea de Preservação Ambiental (APA) Serra de Santo Amaro. Na Serra do Guararu já foram identificados até animais ameaçados de extinção, como a onça-parda, por exemplo.

As constantes visitas desses animais silvestres evidenciam o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Guarujá, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), única cidade do Estado de São Paulo a criar duas APAs municipais, a da Serra de Santo Amaro, cobrindo bairros como Astúrias, Pitangueiras e Enseada e da Serra do Guararu, que compreende a região Leste do Município, próxima à travessia de balsas com Bertioga, área conhecida como o Rabo do Dragão.

Com a criação das APAs, Guarujá garante a preservação de quase 50% de todo seu território. De acordo com o titular da Semam, as APAs são espaços de enorme diversidade de espécies da Mata Atlântica, restingas, manguezais e outras formações. Segundo ele, o processo de desenvolvimento precisa ocorrer de forma sustentável e com o devido cuidado para preservação dos ricos biomas.

“Com muita felicidade recebemos a notícia do tamanduá avistado no Morro do Sorocotuba, e também da onça-parda recentemente vista na área dos condomínios, na APA Serra do Guararu, e as corujas buraqueiras, retornando às áreas de jundu, na Praia de Enseada. Tudo isso, certamente, é um sinal de que estamos no caminho certo nas políticas de proteção ambiental. Definitivamente, a natureza é sabia e, sobretudo, responde com generosidade, quando é bem tratada”, destaca o secretário.






Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Arhtur Godioso

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prefeito-de-mongagua,-marcio-cabeca,-e-eleito-presidente-do-condesb

G1 Santos

Prefeito de Mongaguá, Márcio Cabeça, é eleito presidente do Condesb

O prefeito de Mongaguá, no litoral de São Paulo, Márcio Melo Gomes (Republicanos), conhecido como Márcio Cabeça, foi eleito, por unanimidade, presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) nesta terça-feira (28). Ele permanecerá no cargo por um ano, até que seja realizado novo pleito. "Nós vamos trabalhar com muita dedicação, amor, responsabilidade e união com todos os prefeitos, conselheiros e a Agência Metropolitana [da Baixada […]

today28 de fevereiro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%