G1 Santos

Tartarugas são devolvidas ao mar após meses de tratamento no litoral de SP; VÍDEO

today10 de fevereiro de 2024 6

Fundo
share close

Três tartarugas-verdes (Chelonia mydas) foram devolvidas ao mar após passarem por tratamento em Guarujá, no litoral de São Paulo. As imagens, obtidas pelo g1, mostram o momento da soltura dos animais (assista acima).

As tartarugas foram resgatadas entre agosto e outubro de 2023 em Itanhaém e Bertioga. Elas passaram por tratamento no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do Instituto Gremar antes de serem soltas, na última quarta-feira (7), na Praia do Guaiaúba.

O vídeo gravado por um drone mostra três integrantes da equipe da instituição com as tartarugas em mãos. Eles vão até a beira do mar e as soltam. Os animais nadam para o fundo das águas, enquanto são acompanhados por dezenas de banhistas e técnicos.



Tartarugas são devolvidas ao mar após meses de tratamento em Guarujá (SP) — Foto: Divulgação/Instituto Gremar

A primeira tartaruga foi resgatada pelo Instituto Biopesca em agosto de 2023, em Itanhaém. Depois de 15 dias, ela foi transferida para o Gremar, onde os exames apontaram a presença de lixo no estômago. Os resíduos causaram infecção e anemia.

Animais foram soltos na Praia do Guaiaúba, em Guarujá (SP) — Foto: Divulgação/Instituto Gremar

No mês seguinte, a instituição resgatou a segunda tartaruga durante o monitoramento das praias de Bertioga. Ela estava debilitada, com ferimentos superficiais na carapaça e presa a algas e sujeiras na faixa de areia.

Em outubro de 2023, a terceira tartaruga foi encontrada por um morador de Bertioga. Ela estava enrolada em uma rede de pesca e foi levada ao posto do Corpo de Bombeiros. Ao ser transferida para o Gremar, foram constatados sinais de afogamento e uma lesão em um dos membros — não especificado.

Durante o processo de reabilitação, as três tartarugas defecaram lixo. Depois da normalização dos quadros clínicos, elas foram consideradas aptas à soltura.

Animais foram devolvidos à natureza após estabilização dos quadros clínicos — Foto: Divulgação/Instituto Gremar

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-reforca-fiscalizacao-e-seguranca-durante-o-carnaval

G1 Santos

Guarujá reforça fiscalização e segurança durante o Carnaval

Segundo a administração municipal, a operação teve início nesta sexta-feira (9). Ação contará com apoio da Polícia Militar, além de integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM), agentes de fiscalização e Defesa Civil. Reforço no efetivo contará com apoio da Polícia Militar, em Guarujá — Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, implementou a a ‘Operação Carnaval’ visando garantir a segurança de turistas e moradores […]

today10 de fevereiro de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%