Prefeitura de Guarujá

Teatro Procópio Ferreira apresenta peça com sobreviventes da bomba de Hiroshima

today3 de fevereiro de 2023 13

Fundo
share close

Apresentação acontece na próxima sexta (10), com fotos originais e canções da época executadas pelos próprios Imigrantes. A entrada é gratuita

Na próxima sexta-feira, dia 10 de fevereiro, o Teatro Procópio Ferreira exibe gratuitamente, às 20 horas, a peça ‘Os três sobreviventes de Hiroshima’. O espetáculo leva o ponto de vista de quem vivenciou o primeiro ataque nuclear da história e convive com as consequências desta tragédia humanitária que aconteceu no Japão. O endereço é Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba.

Durante a apresentação, o público poderá conhecer a história de Takashi Morita, Kunihiko Bonkohara e Junko Watanabe, que na época tinham 21, 5 e 2 anos, respectivamente. Eles estavam em Hiroshima em 6 de agosto de 1945, dia em que a bomba Little Boy foi lançada pelos americanos nesta cidade do Japão.

Com fotos originais e canções da época, os acontecimentos são narrados pelos sobreviventes, com Bonkohara e Watanabe em cena e Morita em vídeo e interpretado pelo ator Ricardo Oshiro, no formato de teatro-documental, também conhecido como biodrama.

Os ingressos podem ser retirados antecipadamente pela internet na plataforma Sympla, ou na bilheteria, no dia da apresentação, 60 minutos antes do início do espetáculo.



Projeto ‘Sobreviventes pela Paz’

Com roteiro e direção de Rogério Nagai, a peça deu origem ao projeto ‘Sobreviventes pela Paz’, cuja ideia nasceu em 2012, a partir de pesquisas sobre a comunidade nipo-brasileira e a imigração japonesa no Brasil. O trabalho envolveu um criterioso levantamento durante 12 meses e mais quatro meses para desenvolver o roteiro e a montagem do espetáculo.

Segundo Nagai, ainda que o texto trate sobre uma tragédia, a peça leva uma reflexão sobre a paz por onde passa, com uma mensagem forte de resiliência, perdão e superação. “Colocar os sobreviventes em cena é uma maneira que o projeto encontrou para mostrar a importância de propagar e manter a paz, para que acontecimentos como esse nunca mais se repitam”.

ProAC e NAGAI Produções Artísticas e Culturais

A sessão em Guarujá é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio de projeto contemplado pelo ProAC, e NAGAI Produções Artísticas e Culturais, que, desde 2011, desenvolve projetos artísticos e culturais, promove palestras, seminários e eventos corporativos. O apoio é da Universidade Internacional da Paz (Unipaz ) filial Baixada Santista e Bar Heinz.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Ana Clara

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

montagem-da-passarela-do-samba-esta-na-reta-final-em-santos

G1 Santos

Montagem da passarela do samba está na reta final em Santos

A montagem da passarela Dráusio da Cruz, na Zona Noroeste, em Santos, no litoral de São Paulo, está com 80% concluída. O local vai receber os desfiles das escolas de samba nos dias 10 e 11 de fevereiro. Iniciada há duas semanas, a montagem conta com cerca de 150 profissionais envolvidos na execução dos trabalhos. Segundo a administração municipal, após a finalização dos setores das arquibancadas, os serviços ficarão voltados […]

today3 de fevereiro de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%