G1 Santos

Técnicas de rapel são utilizadas em obras na Barreira do João Guarda, em Guarujá, SP

today18 de outubro de 2023 4

Fundo
share close

A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, contratou uma equipe especializada em rapel para atuar nas obras de contenção das encostas do Morro Barreira do João Guarda. Os profissionais usam diversas técnicas para ter acesso ao paredão íngreme ao longo da área e garantir o andamento das obras, que buscam oferecer segurança aos moradores e evitar novas tragédias.

O Morro Barreira do João Guarda foi afetado por deslizamentos na tempestade de março de 2020, que assolou diversos pontos da Baixada Santista. Segundo a prefeitura, desde a ocorrência, foram realizados diversos pedidos solicitando a liberação de verbas para a realização de obras.

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) repassou o valor de R$ 21.613.994,46 para a realização do projeto. A quantia foi somada ao investimento municipal, de R$ 12.151.237,24.



Prefeitura usa rapel em obras do Morro Barreira do João Guarda em Guarujá — Foto: Prefeitura de Guarujá

A equipe especializada em rapel percorre o caminho vertical do talude e leva todo o material, além de mangueiras e profissionais responsáveis pelos serviços, para realizar a técnica de solo grampeado na contenção de concreto.

Devido as características do terreno, o processo utiliza andaimes e massa de concreto feita em máquina, lançada sobre a superfície do morro. Entre outras técnicas utilizadas, estão a cortina atirantada e a hidrossemeadura.

O projeto ainda contará com a construção de escadas hidráulicas para direcionar a água da chuva para uma galeria de concreto pré-moldado, já concluída no canal da Avenida Atlântica, que recebeu serviços de pavimentação, guias, sarjetas e drenagem.

Atualmente, estão sendo realizadas concretagens e a projeção do material na parede do morro. De acordo com a prefeitura, os serviços são executados conforme as normas de segurança e as obras estão 56,23% concluídas.

Prefeitura usa rapel em obras do Morro Barreira do João Guarda em Guarujá — Foto: Prefeitura de Guarujá

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

porto-de-santos-reduz-tarifas-para-cruzeiros,-navios-‘verdes’-e-de-cabotagem;-entenda

G1 Santos

Porto de Santos reduz tarifas para cruzeiros, navios ‘verdes’ e de cabotagem; entenda

As novas tabelas autorizadas pelo Conselho de Administração da Autoridade Portuária (Consad) foram aprovadas pelo ministro Silvio Costa Filho durante um encontro com o diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, na última terça-feira (17), em Brasília (DF). De acordo com o ministro, a medida busca incentivar o mercado, aquecer a economia e estimular práticas de sustentabilidade como as “embarcações verdes”. Além disso, a redução tarifária estimula a […]

today18 de outubro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%