G1 Santos

Temporal em Guarujá, SP, deixa casas alagadas e moradores ilhados; VÍDEO

today7 de dezembro de 2022 42

Fundo
share close

Uma forte chuva atingiu Guarujá, no litoral de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (7). Os moradores ficaram ilhados e a água invadiu diversas casas, causando inúmeros prejuízos materiais e colocando a saúde da população em risco. A Defesa Civil informou que não registrou ocorrências, e a prefeitura ter chovido o equivalente a 73,5mm nas últimas 72 horas.

Ao g1, a moradora do bairro Enseada, Karina Bispo, de 25 anos, afirmou que a chuva começou durante a madrugada, mas o temporal teve início por volta das 7h. Ela relatou que, por conta de uma obra em frente à casa dela, na Rua Dez, a via ficou alagada e invadiu o imóvel. “Dessa vez a água entrou na casa inteira”, disse.

Temporal atinge Guarujá, no litoral de SP, e deixa casas alagadas e moradores ilhados nesta quarta-feira (7). — Foto: Arquivo Pessoal



Karina fez fotos da via e da casa alagadas, bem como registrou um catador de recicláveis vasculhando uma caçamba de lixo, cujos resíduos flutuavam na água. A jovem afirmou ter acionado a prefeitura, mas, até o final da manhã nenhum funcionário tinha ido ao local.

Catador de recicláveis vasculha uma caçamba de lixo em meio à enchente em Guarujá, no litoral de SP. — Foto: Arquivo Pessoal

Karina, que mora com a mãe, de 48 anos, colocou os móveis sobre a cama e o sofá para evitar perdê-los. Depois disso, as duas foram à casa da irmã, na mesma rua, para salvar os bens dela. “Minha tia foi trabalhar, mas alagou tudo. A água molhou o computador e a geladeira estava tombada”.

Temporal atinge Guarujá, no litoral de SP, nesta quarta-feira (7) e deixa casas alagadas e moradores ilhados — Foto: Reprodução

Carros ficam ilhados no bairro da Enseada em Guarujá, no litoral de SP, nesta quarta-feira (7). — Foto: Arquivo Pessoal

Natália Kertes, também moradora de Guarujá, decidiu deixar o carro em casa e ir ao trabalho de ônibus. Assim que passou pela Rua Áureo Guenaga de Castro, no bairro da Enseada, registrou a via tomada pela água [veja abaixo]. “Mesmo com volume menor de água, essa rua já costuma encher. Como a chuva veio com força, ela ficou pior ainda”.

Rua Áureo Guenaga de Castro, no bairro da Enseada, em Guarujá, no litoral de SP, também ficou alagada nesta quarta-feira (7). — Foto: Natália Kertes

Em nota, a Defesa Civil de Guarujá informou que não há registro de famílias desalojadas, desabrigadas e nem relato de ocorrências envolvendo vítimas. O órgão afirmou que apenas pontos de alagamentos foram informado. “O município se encontra em estado de observação”.

Segundo a prefeitura, o acumulado mensal de chuva até o momento é de 76 mm, porém, a média prevista para o mês de dezembro é de 213,1 mm.

A administração municipal disse, ainda, que os alagamentos se deram devido ao alto índice pluviométrico, em um curto espaço de tempo e que isso dificulta o escoamento das águas. “As equipes estão na rua fazendo vistorias nas áreas de riscos”.

Temporal atinge Guarujá, SP, e deixa casas alagadas e moradores ilhados — Foto: Arquivo Pessoal

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

unidade-‘docinhos’-comemora-quatro-anos-de-nova-sede-com-degustacao-de-alimentos-diet

Prefeitura de Guarujá

Unidade ‘Docinhos’ comemora quatro anos de nova sede com degustação de alimentos diet

Inaugurada pela Prefeitura de Guarujá no final de 2018, o programa atende, mensalmente, 500 pacientes  A Unidade de Especialidades em Diabetes e Obesidade Infantojuvenil da Prefeitura de Guarujá celebrou, recentemente, os quatro anos de inauguração do espaço na Rua Manoel da Cruz Michael, 333 – Santa Rosa com degustação de bolo diet e salgados de baixa caloria. A comemoração é acompanhada pela marca de 500 atendimentos mensais de crianças e adolescentes do programa “Docinhos”, que […]

today7 de dezembro de 2022 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%